O delírio racial como inimigo do progresso humano

Autores

  • György Lukács
  • André Figueiredo Brandão Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.49574

Palavras-chave:

Lukács, Nazismo, Teoria racial, Antirracismo, Humanismo

Resumo

Lukács analisa a trajetória que, pela desilusão com a igualdade democrático-burguesa, produz uma alternativa reacionária qualitativamente distinta, intensificada pela miséria vivida no entreguerras. O nazismo articula as insatisfações sociais ao organizar um sólido partido de massas. Ao tomar o poder, os nazistas instauram um governo de opressão sobre todas as direções sociais, eliminando qualquer rastro de oposição, com o objetivo de pôr o capital alemão como senhor do mundo. O meio ideológico que o fundamenta é a teoria racial, que proclama a superioridade da raça ariana e a inferioridade de todos aqueles “estranhos à raça”. A destruição do nazismo e sua dominação racial é um pressuposto para a condução da luta histórica pelo progresso humano, enquanto humanização da humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

György Lukács

György Lukács (1885-1971) foi um filósofo húngaro, considerado um dos principais articuladores da teoria marxista no século XX. Durante a sua trajetória, contribuiu para um amplo conjunto de discussões no campo da estética, da política e da história da filosofia, em obras como Goethe e seu tempo, O jovem Hegel, A destruição da razão, Existencialismo ou marxismo e Introdução a uma estética marxista. É possível afirmar que foi na velhice que Lukács atingiu o seu ápice intelectual, ao assumir projetos ambiciosos de contribuição teórica, como a sua grande Estética e uma Ética que não chegou a ser escrita, mas que gerou o texto Para uma ontologia do ser social, uma das mais completas sistematizações da filosofia marxista já feitas, objeto de crescente debate no Brasil.

Downloads

Publicado

2022-10-07

Como Citar

Lukács, G. ., & Brandão, A. F. (2022). O delírio racial como inimigo do progresso humano. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(2), 692–705. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.49574