A Europa no banco dos réus: reflexões sobre as permanências da violência do colonialismo nos dias atuais
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.49252Palavras-chave:
Aimé Césaire (1913-2008), Colonialismo, Racismo, Violência colonial, DescolonizaçãoResumo
Ao nos debruçarmos sobre a avaliação histórica do colonialismo ditado pela Europa, identificamos que, desde o início do processo de exploração comercial, a violência contra os demais povos não-europeus prevaleceu. Esse fenômeno, atualizado para os nossos dias, demonstra a permanência de alguns dos seus procedimentos de dominação, a exemplo do racismo, que se mantém como um elemento central ao exercício do poder. A intenção deste artigo é a de identificar como o passado e o presente estão conectados à mesma lógica da violência colonial por meio das lentes críticas de autores engajados no debate, como Aimé Césaire, Frantz Fanon, Achille Mbembe, Silvio Luiz de Almeida, Stephen Graham e Marc Ferro.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.
CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Tradução de Cláudio Willer. Ilustração de Marcelo D’Salete. Cronologia de Rogério de Campos. – São Paulo: Veneta, 2020.
FERRO, Marc. História das colonizações: das conquistas às independências, séculos XIII a XX. Tradução de Rosa Freira d’Aguiar. – São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
FERRO, Marc (org.). O livro negro do colonialismo. Textos de Thomas Beaufils… et al.; Tradução de Joana Angélica D’Ávila Melo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1968.
GRAHAM, Stephen. O boomerang de Foucault: o novo urbanismo militar. Tradução pelo colectivo do Book Bloc sobre a Cidade; p. 1-7. Disponível em: Stepehn Graham O Boomerang de Foucault - O novo urbanismo militar(izado).docx.docx (wordpress.com). Acesso em: 10 set 2020.
GRAHAM, Stephen. Cidades sitiadas [recurso eletrônico]: o novo urbanismo militar. Tradução Alyne Azuma. 1. ed. - São Paulo: Boitempo, 2016.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte & Ensaios, revista do ppgav. n. 32. dez 2016. p. 124-150.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).