O genocídio
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.48310Palavras-chave:
Genocídio, Fascismo, Indústria cultural, ResistênciaResumo
O texto de Pier Paolo Pasolini traduzido a seguir, neste momento de reaparecimento da extrema-direita em vários cantos do mundo, é de uma atualidade estarrecedora. O autor analisa o processo de formação do consenso a partir da utilização dos meios de comunicação de massa e denuncia a forma como estes instrumentos atuam para construir uma hegemonia cultural homogênea sufocando as culturas autóctones. Para as classes populares, a partir da leitura de Gramsci, a cultura popular constitui-se numa das formas de resistência. O genocídio em curso, conforme Pasolini, consiste em reduzir toda a sociedade a uma única forma de pensar e de agir condizente com os interesses da sociedade de consumo. Trata-se, para o autor, de um sistema que, a partir de um simulacro de liberdade e de tolerância, efetiva um genocídio cultural que produz uma afasia aterradora e uma passividade política que imobiliza as classes populares. Refere-se às condições sociais e culturais italianas, mas suas reflexões cabem para pensar o nosso tempo.
Downloads
Referências
PASOLINI, Pier Paolo. Scritti Corsari. 6. ed. Milano: Garzanti, 1995. p.226-231.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).