Educação revolucionária em São Paulo: a "escola proletária" trotskista

Autores

  • Alzira Lobo de Arruda Campos Universidade Santo Amaro
  • Rafael Lopes de Sousa Universidade Santo Amaro
  • Luiz Antônio Dias Universidade Santo Amaro

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.48034

Palavras-chave:

Trotskistas, Educação Proletária, Vanguarda revolucionária

Resumo

Analisa-se a “Escola Proletária” como elemento da política estratégica das correntes da esquerda revolucionária brasileira, de finais do século XIX e primeira metade do século XX. A investigação privilegia a versão dos primeiros trotskistas brasileiros sobre educação popular, registrada em dois cursos oferecidos na sede paulista da União dos Trabalhadores Gráficos, em 1933. Os resultados alcançados indicam que os dissidentes do Partido Comunista viam a necessidade de desenvolver, por meio de uma atividade intensa de proselitismo, a consciência de classe do proletariado, visando à formação de uma vanguarda revolucionária futura e avaliando a escola de elite ou a popular como veículos da ideologia burguesa.

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Biografia do Autor

Alzira Lobo de Arruda Campos, Universidade Santo Amaro

Livre-docente em Metodologia da História, pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Franca). Mestra e doutora em História Social pela Faculdade de História da Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro. (Unisa/SP).  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4945544723389636. Orcid: https://orcid.org.0000-0001-7264-9368. E-mail: alcampos@prof.unisa.br

Rafael Lopes de Sousa, Universidade Santo Amaro

Doutor em História Social (Unicamp). Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro. (Unisa/SP). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2894569135491640. Orcid: https://orcid.org.0000-0001-8018-8530. E-mail: rlopes@prof.unisa.br

 

Luiz Antônio Dias, Universidade Santo Amaro

Doutor em História Social pela Unesp/Assis. Professor do Departamento de História da PUC-SP e do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro (Unisa/SP). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1974637581180796. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8834-442X. E-mail: luizhistoria@yahoo.com.br

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Publicado

2022-10-07

Como Citar

de Arruda Campos, A. L., Lopes de Sousa, R. ., & Antônio Dias, L. (2022). Educação revolucionária em São Paulo: a "escola proletária" trotskista. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(2), 577–593. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.48034