Formas e tendências de precarização do trabalho docente: o precariado professoral e o professorado estável-formal nas redes públicas brasileiras [Amanda Moreira da Silva]

Autores

  • André Almeida Santos Secretaria de Educação do Estado da Bahia - SEC.

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.47466

Palavras-chave:

Precarização, trabalho docente, educação pública

Resumo

O escopo da presente resenha é o livro ``Formas e tendências de precarização do trabalho docente: o precariado estável-formal nas redes públicas brasileiras``, escrito pela Drª Amanda Moreira da Silva, publicado pela editora CRV, 2020. A obra problematiza questões vinculadas à precarização do trabalho docente frente às transformações no mundo do trabalho imposta pela ordem neoliberal no Brasil. A autora destaca as tendências do precariado docente no século XXI. Dentre elas, destacam-se a terceirização, a pejotização e a uberização. Diante dos apontamentos elucidados pela obra, temos entre as formas e tendências que afetam os professores temporários, os eventuais e o professorado estável-formal. Esse processo vem provocando instabilidade e a corrosão da carreira docente em nosso país. Soma-se a esses aspectos, a implantação de valores empresariais dentro da educação pública com a precarização do trabalhador e das condições em que ocorrem esse trabalho.    

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Biografia do Autor

André Almeida Santos, Secretaria de Educação do Estado da Bahia - SEC.

Graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestrando Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Coordenador pedagógico - Secretaria de Educação do Estado da Bahia/SEC-BA. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6749505409707788. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3083-1628. E-mail: coordenadorandrejn@gmail.com.

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Publicado

2022-10-07

Como Citar

Santos, A. A. (2022). Formas e tendências de precarização do trabalho docente: o precariado professoral e o professorado estável-formal nas redes públicas brasileiras [Amanda Moreira da Silva]. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(2), 769–778. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.47466