Formas e tendências de precarização do trabalho docente: o precariado professoral e o professorado estável-formal nas redes públicas brasileiras [Amanda Moreira da Silva]
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.47466Palavras-chave:
Precarização, trabalho docente, educação públicaResumo
O escopo da presente resenha é o livro ``Formas e tendências de precarização do trabalho docente: o precariado estável-formal nas redes públicas brasileiras``, escrito pela Drª Amanda Moreira da Silva, publicado pela editora CRV, 2020. A obra problematiza questões vinculadas à precarização do trabalho docente frente às transformações no mundo do trabalho imposta pela ordem neoliberal no Brasil. A autora destaca as tendências do precariado docente no século XXI. Dentre elas, destacam-se a terceirização, a pejotização e a uberização. Diante dos apontamentos elucidados pela obra, temos entre as formas e tendências que afetam os professores temporários, os eventuais e o professorado estável-formal. Esse processo vem provocando instabilidade e a corrosão da carreira docente em nosso país. Soma-se a esses aspectos, a implantação de valores empresariais dentro da educação pública com a precarização do trabalhador e das condições em que ocorrem esse trabalho.
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