Partido Comunista da Venezuela (PCV): a confluência Bolívar-Marx e a revolução bolivariana
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.47214Palavras-chave:
Palavras-chaves: Partido Comunista, Revolução, Bolivarianismo, marxismo, educação partidária.Resumo
Este artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla em curso sobre a relação dos Partidos Comunistas sul-americanos com a educação em suas múltiplas dimensões. Na Venezuela, o Partido Comunista impulsiona a construção do Instituto de Altos Estudos Bolívar-Marx (IAEBM) que desenvolve diversas atividades. Os comunistas venezuelanos do Partido Comunista da Venezuela (PCV) mantêm seu vínculo teórico-político com o marxismo-leninismo e suas referências na luta independentista protagonizada, dentre outros e outras, por Simon Bolívar. No processo histórico da Revolução Bolivariana, os comunistas do PCV mantiveram firme com seu propósito de construir o Poder Popular e o Socialismo no século XXI.
Downloads
Referências
CARRERA, Jeronimo; DIXON, JIMENEZ, César; Feliz; RODRIGUES, Felipe; VALBUENA, Raul; VEINTIMILHA, Luis. Exemplo e presença do libertador. Revista Problemas. São Paulo, N. 6, p. 151-157, jul/ago/set. 1983.
CHÁVEZ, Hugo. Discursos. República Bolivariana da Venezuela, Imprensa Nacional, 2007.
FIGUERA, Óscar. Orgulhoso de nuestro passado y luchando por el futuro comunista aqui sigue y seguira el pc. Disponível em: https://prensapcv.wordpress.com/2021/03/08/oscar-figuera-orgullosos-de-nuestro-pasado-y-luchando-por-el-futuro-comunista-aqui-sigue-y-seguira-el-pc/ - Acesso em 21/03/2021
HOBSBAWM, Eric. Viva la revolución: a era das utopias na América Latina. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
HOBSBAWN, Eric. Como mudar o mundo – Marx e o Marxismo (1840-2011). São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
KOHAN, Néstor. Simón Bolívar y Nuestra independência – uma lectura latino-americana. Argentina: Ediciones digitales de La Rosa Blindada, 2013.
LOWY. Michael (Org.). O Marxismo na América Latina – uma antologia de 1909 aos dias atuais. Segunda edição revista e ampliada. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006.
MARIÁTEGUI, José Carlos. Defesa do Marxismo, polêmica revolucionária e outros escritos. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARINGONI, Gilberto. A revolução Venezuelana. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.
PARTIDO COMUNISTA DA VENEZUELA. Estatutos del Partido Comunista de Venezuela (PCV) – XIº Congresso del PCV, Carácas, , 8, 9 y 10 de marzo del 2002.
PARTIDO COMUNISTA DA VENEZUELA: Jornal Tribuna Popular (Edições de 2002 (Número 112), 2005, e de 2015 a 2019). Disponível em: https://jtribunapopular.com.br/ Acesso em 05 de maio de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).