O internacionalismo como prática pedagógica na Escola Nacional Florestan Fernandes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.47176

Palavras-chave:

Internacionalismo, Organização Popular, Formação, Território

Resumo

No presente texto apresentamos um panorama geral sobre como o Movimento dos Trabalhadores Ruais Sem Terra (MST) compreende e implementa concretamente a questão do internacionalismo entendido como princípio, valor e estratégia desde as ações específicas que desenvolve, mas também em relação a um projeto amplo e profundo da classe trabalhadora do mundo. Nesse sentido, o internacionalismo não é apenas uma ação para fora, senão também para dentro dos territórios que são as bases do Movimento e onde os sujeitos estão inseridos nos processos de lutas e resistências permanentemente. Um desses territórios é a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), uma escola de formação política para militantes, dirigentes e quadros das organizações populares da classe trabalhadora nacional e internacional. Na ENFF, desde a concepção de formação do Movimento reafirmamos o internacionalismo como prática pedagógica a partir das dimensões formativas e seus tempos pedagógicos imprimindo no cotidiano a organização rigorosa de um programa, a vivência entre as pessoas durante um determinado período e as sínteses que ajudam a identificar elementos comuns que reafirmam as tarefas dos militantes em seus países e territórios, desde as suas organizações populares e o seu projeto estratégico. Apresentamos também algumas práticas históricas que a ENFF organiza e foi se constituindo em uma referência internacional, como o plantio no bosque da solidariedade, os nomes das turmas, os cursos organizados para o público de outros países para além do Brasil, bem como a presença de militantes permanentes que compõem a Brigada Apolônio de Carvalho (BAC). Reafirmamos que nesse processo a Escola vai elaborando e reelaborando o seu fazer político e pedagógico, aprofundando o seu método e construindo alternativas junto ao desafio de emancipação do ser humano e da sociedade como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Tomaz Ferreira da Silva

Especialista em Estudos Latino Americanos, email: fabiotomaz@gmail.com,  http://lattes.cnpq.br/9472068537066117

 

Referências

BAIDES, B. C. Pedagogías Políticas para Disputar Territorios: La Experiencia Educativa del MST. España: Fundación Betiko, 2020.

ENFF. A Política de Formação de Quadros. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2020.

ENFF. Projeto Político Pedagógico. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2020.

ENFF. ENFF: Uma Escola em Construção (1996-2020). São Paulo: Editora Expressão Popular, 2020.

ENGELS, F. MARX, K. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2008.

ITERRA. A gente Cultiva a terra e ela cultiva a gente: História do MST. Veranóplis, 2015.

MST. Linhas Políticas para nossas ações internacionalistas. São Paulo, 2015.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Ferreira da Silva, F. T., & Cebalho Fernandes, R. . (2021). O internacionalismo como prática pedagógica na Escola Nacional Florestan Fernandes. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(3), 109–124. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.47176