Instituto iungo e a juventude no ensino médio: ‘projeção da vida’ subordinada ao capital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.47171

Palavras-chave:

Projeto de vida, mundo do trabalho, juventude, autoconhecimento, Instituto iungo

Resumo

São recuperadas contradições da contrarreforma do Ensino Médio e a inserção do Instituto iungo na Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. O componente curricular Projeto de Vida é apresentado e realizada a análise de dez planos de aulas oferecidos pelo referido aparelho privado de hegemonia para orientar os professores em sua atuação. São elegidas as categorias autoconhecimento/conhecimento de si e mundo do trabalho para tal apreciação. O que se depreendeu dos documentos examinados foi a existência de uma exacerbação do individualismo preso a circunstancias particulares, com base nos entraves postos pela divisão social do trabalho, do voluntariado como valor fundamental e da reprodução de si próprio como forma de harmonia assujeitada à expropriação do trabalho pelo capital.

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Biografia do Autor

Priscila Monteiro Chaves, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Graduada em Letras Português/Francês pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).  Professora  do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pesquisadora do Filosofia, Educação e Práxis Social (FePráxiS|UFPel), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Educação e Linguagens (Nepefil|UFES) e do Grupo de Investigação sobre Política Educacional (GIPE-Marx|UFSC). Coordena o Coletivo Leituras Benjaminianas (UFES). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8817909868659161 Orcid: http://orcid.org/0000-0002-3986-6157   E-mail: priscila.chaves.ufes@gmail.com

 

Guilherme Luiz Formigheri Fuá de Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro do Coletivo Leituras Benjaminianas (UFES). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2284892379786951 Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4898-1840  E-mail: guilherme_formigheri@hotmail.com

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Publicado

2022-10-07

Como Citar

Chaves, P. M., & Formigheri Fuá de Lima, G. L. (2022). Instituto iungo e a juventude no ensino médio: ‘projeção da vida’ subordinada ao capital. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(2), 545–576. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.47171