Para a crítica dos fundamentos da formação de professores no Brasil: o problema da prática [Elza Margarida de Mendonça Peixoto]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.46834

Palavras-chave:

Formação de Professores, Categoria Prática, Crítica

Resumo

Resenha-se a obra intitulada Para a crítica dos fundamentos da formação de professores no Brasil. O problema da prática de autoria da professora Elza Margarida de Mendonça Peixoto, na qual é feito o estudo crítico de três obras: Pedagogia histórico-crítica, 10ª edição de 2008, de autoria do professor Dermeval Saviani; Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática, também a 10ª edição que veio a lume em 2009 de autoria do professor Luiz Carlos de Freitas; e Metodologia do ensino de Educação Física (Coletivo de autores) em suas duas edições, a 1ª de 1992 e a segunda de 2009. Aponta-se a importância da sua leitura e diálogo com a autora a todos(as) que se interessam pelo tema da formação dos professores no Brasil

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Mestrado em Metodologia de Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste em convênio com a UNICAMP. Graduada em História pela Universidade de Coimbra. Professora do PPGED da Universidade Tuiuti do Paraná. Líder do GP/CNPq- Trabalho, Educação e Políticas Educacionais/ Formação e Trabalho de Professores. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9101466917000860 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8511-2313 E-mail: maria.pereira@utp.br 

 

Referências

OLIVEIRA, Avelino da Rosa; DIAS, Antonio Francisco Lopes Dias. Entrevista com José Barata- Moura. O material, o dialético, a ideia e a educação em Marx. In: Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional. V. 9, n. 22 (2014). Disponível em https://seer.utp.br/index.php/a/issue/view/v.%2009%2C%20n.%2022%20%282014%29. Consulta em 20/10/2021.

PEIXOTO, Elza Margarida de Mendonça. Para a crítica dos fundamentos da formação de professores no Brasil. O problema da prática. Goiânia: Edições Gárgula; Editora Kelps, 2021.

MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach, 1845. Texto publicado pela primeira vez por Engels, em 1888, como apêndice à edição em livro da sua obra Ludwig Feuerbach e o Fim da Filosofia Alemã Clássica, Estugarda 1888, pp. 69-72.

Publicação segundo a versão de Engels de 1888, em cotejo com a redação original de Marx.

Traduzido do alemão por Álvaro Pina.

HTML por Jørn Andersen para Marxists' Internet Archive, 25.7.00.

Copyright: © Direitos de tradução em língua portuguesa reservados por Editorial "Avante!" - Edições Progresso Lisboa - Moscovo, 1982.

Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/marx/1845/tesfeuer.htm. Consulta em 20/10 de 2021.

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

Rodrigues Pereira, M. de F. (2021). Para a crítica dos fundamentos da formação de professores no Brasil: o problema da prática [Elza Margarida de Mendonça Peixoto]. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(3), 416–419. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.46834