Da erradicação do analfabetismo nos territórios à territorialização da agroecologia: o que nos ensina a educação socialista cubana?
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.46776Palavras-chave:
Educação Socialista, Revolução Cubana, Pensamento Pedagógico, América Latina, CaribeResumo
As revoluções latino-americanas e caribenhas foram, em si mesmas, processos pedagógicos que conformaram um sujeito histórico-político popular e uma concepção de educação voltada para a consolidação de uma formação humana ancorada em um horizonte emancipatório. A Revolução Cubana é uma revolução em vigor, que nos legou lições a respeito de uma concepção de educação socialista. O artigo analisa esta concepção, partindo de quatro aspectos: os antecedentes pedagógicos da concepção de educação; os fundamentos educacionais, filosóficos e pedagógicos da revolução; a centralidade da alfabetização e da revolução agroecológica e, finalmente, os aprendizados resultantes deste processo que dura mais de seis décadas
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