Da erradicação do analfabetismo nos territórios à territorialização da agroecologia: o que nos ensina a educação socialista cubana?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.46776

Palavras-chave:

Educação Socialista, Revolução Cubana, Pensamento Pedagógico, América Latina, Caribe

Resumo

As revoluções latino-americanas e caribenhas foram, em si mesmas, processos pedagógicos que conformaram um sujeito histórico-político popular e uma concepção de educação voltada para a consolidação de uma formação humana ancorada em um horizonte emancipatório. A Revolução Cubana é uma revolução em vigor, que nos legou lições a respeito de uma concepção de educação socialista. O artigo analisa esta concepção, partindo de quatro aspectos: os antecedentes pedagógicos da concepção de educação; os fundamentos educacionais, filosóficos e pedagógicos da revolução; a centralidade da alfabetização e da revolução agroecológica e, finalmente, os aprendizados resultantes deste processo que dura mais de seis décadas

 

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Biografia do Autor

Lia Pinheiro Barbosa

Doutora em Estudos Latino-Americanos/ UNAM. Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) e na Faculdade de Educação de Crateús (FAEC). Bolsista PQ2/CNPq. Pesquisadora do GT Herencias y Perspectivas del Marxismo e do GT Anticapitalismos y Sociabilidades Emergentes (CLACSO). Líder do Grupo de Pesquisa Pensamento Social e Epistemologias do Conhecimento na América Latina e no Caribe. E-mail: lia.barbosa@uece.br

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

Pinheiro Barbosa, L. . (2021). Da erradicação do analfabetismo nos territórios à territorialização da agroecologia: o que nos ensina a educação socialista cubana?. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(3), 125–143. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.46776