Escola Única do Trabalho: a interpretação soviética de uma educação marxista

Autores

  • Diego Becker UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.46660

Palavras-chave:

Escola Única do Trabalho, Educação, União Soviética, Marxismo, Socialismo

Resumo

Há pouco mais de 100 anos rompeu uma revolução que estremeceu os alicerces da sociedade capitalista, a Revolução Russa de 1917 foi um dos principais processos de transformação política do século XX. O presente artigo busca apresentar a transformação política realizada pela Revolução Russa no âmbito da educação, a Escola Única do Trabalho foi uma experiência implementada no primeiro momento da efervescência revolucionária. Essa experiência pode auxiliar no debate acerca das reformas educacionais ocorridas no Brasil do século XXI. Nesse sentido buscamos apontar como se deu a interpretação soviética de uma educação pautada pelo materialismo histórico-dialético, sendo arcabouço para questionamentos atuais.

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

Becker, D. (2021). Escola Única do Trabalho: a interpretação soviética de uma educação marxista. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(3), 210–219. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.46660