Mulher, escolarização e tendências em curso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.46118

Palavras-chave:

História da Educação, Trabalho e Educação, Ensino Superior

Resumo

Este estudo, de natureza qualitativa, por intermédio de uma pesquisa bibliográfica, objetiva analisar o processo histórico de acesso da mulher à escolarização, especialmente ao Ensino Superior no Brasil, levando em conta suas contradições e as tendências em curso. Constata-se que o acesso feminino à escolarização e ao Ensino Superior esteve diretamente relacionado à expansão do capital e seus desdobramentos: urbanização, ingresso da mulher na exploração capitalista e conversão da educação em mercadoria. As desigualdades permanecem nas escolhas profissionais e nos rendimentos das mulheres, mas tendem a se reduzir. Preconiza-se que a luta pela emancipação feminina ultrapassa a questão identitária, demandando sua articulação com um projeto societal mais amplo.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Furtado Pereira, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí, Paraná, e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR, na UNESPAR, Campus Paranavaí. Agente de apoio educacional no CMEI Menino Davi, em Paranavaí, Paraná. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Educação na Sociabilidade do Capital (GEPTESC: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/271903). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3134167567598788. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3670-3595. E-mail: anacristinafurtado0304@hotmail.com.

Neide de Almeida Lança Galvão Favaro, Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí

Doutora em Educação pela UFSC, Professora do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR, na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí. Lí­der do Grupo de Estudo e Pesquisa Trabalho e Educação da Sociabilidade e Capital (GEPTESC: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/271903) e integrante do Grupo de Estudos Capital, Trabalho e Educação (GECATE: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/52985). Lattes: http://lattes.cnpq.br/6325209425358903. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0569-7225. E-mail: neidegafa@hotmail.com

Priscila Semzezem, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí

Mestre em Serviço Social e Política Social pela UEL e Doutoranda em Serviço Social pela UFSC. Professora do Colegiado de Serviço Social da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí. Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Educação na Sociabilidade do Capital (GEPTESC: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/271903). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1012388941501759. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5410-2585. E-mail: priscilasemzezem@hotmail.com

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

Pereira, A. C. F., Favaro, N. de A. L. G., & Semzezem, P. . (2021). Mulher, escolarização e tendências em curso. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(3), 306–323. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.46118