Privatização da educação: uma proposta de reflexão para além do capital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.45683

Palavras-chave:

Privatização, Educação, Para além do captital

Resumo

A privatização da educação é um assunto visitado e revisitado nas últimas décadas sob diferentes perspectivas analíticas. O montante de estudos faz jus à complexidade e à dinamicidade de um tema que não perde seu status de atual, pois, como se sabe, o ataque privatista é contínuo e lança mão das mais diferentes estratégias para a tomada do espaço público em favor dos interesses de grupos específicos. Neste artigo, pretendemos contribuir para esse debate apresentando uma proposta de reflexão sobre o problema da privatização da educação a partir da chave conceitual “para além do capital”, de István Mészáros. Procuramos demonstrar, assim, que a existência de um serviço público gratuito no interior de um sistema essencialmente orientado para o processo de formação do lucro é uma contradição insuperável, que coloca a educação em constante ameaça. A projeção dessa problemática em uma perspectiva “para além do capital” serve justamente para explicitar os limites dos reformismos corretivos no interior do sistema e a necessidade urgente de estabelecer uma alternativa radical à atual forma de organização social, na qual a educação esteja a salvo das determinações do valor de troca.

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Biografia do Autor

André Dioney Fonseca, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em História Social (FFLCH/USP). Professor adjunto do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Faculdade de Ciências Humanas (FACH), Campo Grande/MS. Docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/Ufopa).

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do curso de Pedagogia, do Programa de Pós-graduação em Educação/Ufopa e do Programa de Pós-graduação em Educação da Amazônia/PGEDA, polo Ufopa. Coordenadora Adjunta do PPGE/Ufopa e do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil–HISTEDBR/UFOPA”. É Vice-coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste e Vice-presidente da Região Norte da Sociedade Brasileira de Educação Comparada/SBEC (2020-2022). Bolsista do CNPq-Brasil.

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Publicado

2022-10-07

Como Citar

Fonseca, A. D., & Imbiriba Sousa Colares, M. L. . (2022). Privatização da educação: uma proposta de reflexão para além do capital. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(2), 528–544. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.45683