Privatização da educação: uma proposta de reflexão para além do capital
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.45683Palavras-chave:
Privatização, Educação, Para além do captitalResumo
A privatização da educação é um assunto visitado e revisitado nas últimas décadas sob diferentes perspectivas analíticas. O montante de estudos faz jus à complexidade e à dinamicidade de um tema que não perde seu status de atual, pois, como se sabe, o ataque privatista é contínuo e lança mão das mais diferentes estratégias para a tomada do espaço público em favor dos interesses de grupos específicos. Neste artigo, pretendemos contribuir para esse debate apresentando uma proposta de reflexão sobre o problema da privatização da educação a partir da chave conceitual “para além do capital”, de István Mészáros. Procuramos demonstrar, assim, que a existência de um serviço público gratuito no interior de um sistema essencialmente orientado para o processo de formação do lucro é uma contradição insuperável, que coloca a educação em constante ameaça. A projeção dessa problemática em uma perspectiva “para além do capital” serve justamente para explicitar os limites dos reformismos corretivos no interior do sistema e a necessidade urgente de estabelecer uma alternativa radical à atual forma de organização social, na qual a educação esteja a salvo das determinações do valor de troca.
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