O Partido Comunista do Brasil e seus intelectuais na luta pela democratização da educação e cultura entre os anos 1945-1947

Autores

  • Marta Loula Dourado Viana UESB

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.45680

Palavras-chave:

Democratização, Educação, Cultura, PCB

Resumo

Este artigo traz uma sistematização acerca da educação popular impulsionada pelo Partido Comunista no processo de redemocratização política no Brasil em 1945, expondo a compreensão do Partido e de seus intelectuais sobre educação e cultura, a Campanha de alfabetização, e a experiência da Universidade do Povo, depois, Escola do Povo, que tinham como objetivos a elevação cultural e a instrução das massas populares e trabalhadoras. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e historiográfica com fontes documentais em jornais de esquerda e de ampla circulação no período em questão.

 

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Biografia do Autor

Marta Loula Dourado Viana, UESB

Doutora em Educação (Unicamp). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Pesquisadora do grupo Histedbr. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8396550497066015. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3700-2822. E-mail: marta.viana@uesb.edu.br

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

Loula Dourado Viana, M. (2021). O Partido Comunista do Brasil e seus intelectuais na luta pela democratização da educação e cultura entre os anos 1945-1947. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(3), 30–53. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.45680