A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.44984Palavras-chave:
Estado capitalista, Pedagogia Histórico-Crítica, Transição do capitalismo para o socialismo/comunismo, Luta de Classes.Resumo
Neste artigo, buscamos debater como os teóricos Karl Marx, Nicos Poulantzas e Antonio Gramsci nos oferecem subsídios para problematizar o Estado na sociedade capitalista e o caminho de superá-lo, pela via socialista, no processo de formação da sociedade comunista. Entendemos esses autores como basilares para a compreensão do Estado como elemento imprescindível, substancial e intrínseco das relações de reprodução ou emancipação humana. Assim, nos amparamos nas possibilidades da Pedagogia Histórico-Crítica que no campo da educação, com seus referenciais didático-pedagógicos, muito contribui para esse processo de mediação de superação da sociedade produtora de mercadorias, para uma sociedade em que o ser humano possa emancipar-se, ultrapassando as iniquidades e a reificação tão características da forma social capitalista.
Downloads
Referências
BALIBAR, Etienne et al. O Estado em discussão. Porto: Edições 70, 1981.
BIANCHI, Alvaro. O laboratório de Gramsci – Filosofia, História e Política. São Paulo: Alameda, 2008.
BUCI-GLUCKSMANN, Christine. Gramsci e o Estado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
DUARTE, Newton. A catarse na didática da pedagogia histórico-crítica. Pro-Posições, Campinas, v. 30, 2019. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072019000100201&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 abr. 2021.
ENGELS, Friedrich et al. A questão do Partido. São Paulo: Kairós, 1978.
FONTES, Virgínia. Gramsci, Estado e sociedade civil: anjos, demônios ou lutas de classes? Outubro, n. 31, p. 217-232, 2008.
FOSTER, John Bellamy; HOLLEMAN, Hannah; CLARK, Bert. Imperialismo no Antropoceno. 01. Julho 2019. Montly Review. NY. Disponível em: <https://monthlyreview.org/2019/07/01/imperialism-in-the-anthropocene/>. Acesso em: 20 mai.2021
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, v. 3, 2002.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, v. 2, 2001.
JACOMINI, Márcia. O conceito gramsciano de Estado Integral em pesquisas sobre políticas educacionais. Educação e pesquisa, v. 46, p. 01-19, 2020.
LENIN, Vladimir Ilitch. O Estado e a Revolução: o que ensina o marxismo sobre o Estado e o papel do proletariado na revolução. São Paulo: Centauro, 2007.
LOMBARDI, José Claudinei. A revolução soviética e a pedagogia histórico-crítica. In: ORSO, Paulino José; MALANCHEN, Júlia; CASTANHA, André Paulo. (Org.). Pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da Revolução Russa. 1 ed. Campinas: Navegando/Armazém do Ipê, 2017.
MARX, Karl. A Guerra Civil na França. São Paulo: Edições Sociais, 1975.
MARX, Karl. As lutas de classes na França (1848-1852). Rio de Janeiro: Vitória, 1956.
MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. São Paulo: Edições Sociais, 1975.
MARX, Karl. O 18 Brumário de Luis Bonaparte. São Paulo: Abril (Coleção Os Pensadores), 1974.
MARX, Karl. O Manifesto do Partido Comunista. Rio de Janeiro: Vitória, 1960.
MARX, Karl et al. A questão do Partido. São Paulo: Kairós, 1978.
MENDONÇA, Sônia R. O Estado ampliado como ferramenta metodológica. Marx e o marxismo, v. 2, n. 2, p. 27-43, 2014.
POULANTZAS, Nicos. O Estado, o poder, o socialismo. São Paulo: Graal, 1985.
POULANTZAS, Nicos. Poder político e classes sociais. Porto: Portucalense, 1971.
ROSAR, Maria de Fátima Felix. Movimentos sociais, educação e revolução. In: ORSO, Paulino José; MALANCHEN, Júlia; CASTANHA, André Paulo. (Org.). Pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da Revolução Russa. 1 ed. Campinas: Navegando/Armazém do Ipê, 2017.
SAVIANI, Demerval. Gramsci e a educação no Brasil: para uma teoria gramsciana da educação e da escola. In: Anita Helena Schlesener. (Org.). Filosofia, política e educação: leituras de Antonio Gramsci. 1 ed. Curitiba: UTP, 2014, v. 1.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico crítica, educação e revolução. In: ORSO, Paulino José; MALANCHEN, Júlia; CASTANHA, André Paulo. (Org.). Pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da Revolução Russa. 1 ed. Campinas: Navegando/Armazém do Ipê, 2017.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica. 11 ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
SEMERARO, Giovanni. Anotações para uma teoria do conhecimento em Gramsci. Rev. Bras. Educ. 2001, n. 16, p. 95-104. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 abr. 2021.
SOARES, Rosemary D. A concepção gramsciana do estado e o debate sobre a escola. Ijuí: UNIJUÍ, 2000.
WEBER, Henri.; POULANTZAS, Nicos. Entrevista com Nicos Poulantzas: o Estado e a transição ao socialismo. Cadernos Cemarx, Campinas, SP, n. 12, p. 189–216, 2019. Disponível em: <https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/11322>. Acesso em: 16 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).