A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.44984

Palavras-chave:

Estado capitalista, Pedagogia Histórico-Crítica, Transição do capitalismo para o socialismo/comunismo, Luta de Classes.

Resumo

Neste artigo, buscamos debater como os teóricos Karl Marx, Nicos Poulantzas e Antonio Gramsci nos oferecem subsídios para problematizar o Estado na sociedade capitalista e o caminho de superá-lo, pela via socialista, no processo de formação da sociedade comunista. Entendemos esses autores como basilares para a compreensão do Estado como elemento imprescindível, substancial e intrínseco das relações de reprodução ou emancipação humana. Assim, nos amparamos nas possibilidades da Pedagogia Histórico-Crítica que no campo da educação, com seus referenciais didático-pedagógicos, muito contribui para esse processo de mediação de superação da sociedade produtora de mercadorias, para uma sociedade em que o ser humano possa emancipar-se, ultrapassando as iniquidades e a reificação tão características da forma social capitalista.

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Biografia do Autor

Danielle do Nascimento Rezera, Unifesp

Mestre em História Econômica pela FFLCH/Universidade de São Paulo. Doutoranda em Educação pela Unifesp. Possui Licenciatura Plena em História e Pedagogia. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (GEPPEGE/Unifesp): dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8103743066066390. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1155653092420308. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-1811-8387. E-mail: daniellerezera@yahoo.com.br

Walson Lopes, UNIFESP

Mestre em Ciências Sociais. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (GEPPEGE/Unifesp): dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8103743066066390. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2364672180861116. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-7468-0473. E-mail: walson.lopes@yahoo.com

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

Rezera, D. do N., & Lopes, W. (2021). A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(3), 259–274. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.44984