Pressupostos para a concepção de educação no pensamento de Marx: um estudo de 1844 a 1848

Autores

  • José Salvador Almeida UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Frederico Jorge Ferreira Costa UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.44709

Palavras-chave:

Educação, Marx, Trabalho, Capitalismo, Homem.

Resumo

O artigo analisa quatro pressupostos - 1) a crítica de Marx a economia nacional e a propriedade privada; 2) O conceito de trabalho estranhado; 3) a crítica de Marx à sociedade capitalista e 4) a afirmação de Marx de que o homem é um ser genérico - para compreender a concepção de educação, no pensamento de Marx, durante o período de 1844 a 1848, a partir do estudo das seguintes obras, a saber: Manuscritos econômico-filosófico (1844), A Ideologia Alemã (1845-1846) e Manifesto Comunista (1848). A pesquisa possui abordagem qualitativa, de natureza básica, de objetivos: exploratório e explicativos, de procedimento bibliográfico. Após a análise dos pressupostos, defendemos que Marx entende a educação como um processo de desenvolvimento das capacidades físicas, intelectuais e moral do ser humano em geral, uma educação que é indissociável da sociedade, pois articula-se social e historicamente com a categoria trabalho, na acepção de atividade constitutiva e formativa do ser social.

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Biografia do Autor

José Salvador Almeida, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE-UFC). Possui graduação em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2012). Estudante do curso de Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2019). Membro do Grupo de Estudos Marxistas (GEM/UFC), vinculado ao Eixo Marxismo, Teoria Crítica e Filosofia da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE-UFC). Membro do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE). Currículo Lattes: ttp://lattes.cnpq.br/5409036944293538. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1036-8381. E-mail: salvadoralmeida002@gmail.com.

Frederico Jorge Ferreira Costa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1996), Mestre Em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2000) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Em 2016-2017 fez estágio pós-doutoral em Filosofia Política na Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará - FACEDI/UECE, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE, professor do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social da Universidade Estadual do Ceará - MASS/UECE, membro do conselho editorial da Revista Outubro(São Paulo) (ISSN 1516-6333) e Coordenador-geral do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário. Líder do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE).

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

Almeida, J. S., & Ferreira Costa, F. J. (2021). Pressupostos para a concepção de educação no pensamento de Marx: um estudo de 1844 a 1848. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(3), 196–209. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.44709