Pressupostos para a concepção de educação no pensamento de Marx: um estudo de 1844 a 1848
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.44709Palavras-chave:
Educação, Marx, Trabalho, Capitalismo, Homem.Resumo
O artigo analisa quatro pressupostos - 1) a crítica de Marx a economia nacional e a propriedade privada; 2) O conceito de trabalho estranhado; 3) a crítica de Marx à sociedade capitalista e 4) a afirmação de Marx de que o homem é um ser genérico - para compreender a concepção de educação, no pensamento de Marx, durante o período de 1844 a 1848, a partir do estudo das seguintes obras, a saber: Manuscritos econômico-filosófico (1844), A Ideologia Alemã (1845-1846) e Manifesto Comunista (1848). A pesquisa possui abordagem qualitativa, de natureza básica, de objetivos: exploratório e explicativos, de procedimento bibliográfico. Após a análise dos pressupostos, defendemos que Marx entende a educação como um processo de desenvolvimento das capacidades físicas, intelectuais e moral do ser humano em geral, uma educação que é indissociável da sociedade, pois articula-se social e historicamente com a categoria trabalho, na acepção de atividade constitutiva e formativa do ser social.
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