Educação e a questão ambiental: diálogos necessários na construção de formas de resistência diante da crise socioambiental

Autores

  • Adalberto Penha de Paula UFPR - Setor Litoral/ Licenciatura em Educação do Campo
  • Marina Comerlatto da Rosa UTFPR - Curitiba/ Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.44392

Palavras-chave:

questão socioambiental, emancipação, escola, formação humana, análise de conjuntura

Resumo

A crise social e ambiental vem se intensificando de forma avassaladora e no atual momento, dada a estrutura e conjuntura societária, tem-se percebido de forma mais intensa os seus efeitos. Objetiva-se apresentar elementos que ajudem a compreender o cenário atual da relação entre ser humano e natureza. Propõe-se uma abordagem metodológica de natureza bibliográfica, documental e uso das categorias da análise de conjuntura. Enquanto base epistemológica sustenta-se do materialismo histórico-dialético. Considera-se a necessidade de estratégias de resistência e alternativas a partir de uma educação/formação humana emancipadora que produza novas relações socioambientais.

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Biografia do Autor

Adalberto Penha de Paula, UFPR - Setor Litoral/ Licenciatura em Educação do Campo

Professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná.

Marina Comerlatto da Rosa, UTFPR - Curitiba/ Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana

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Publicado

2021-09-17

Como Citar

de Paula, A. P., & da Rosa, M. C. (2021). Educação e a questão ambiental: diálogos necessários na construção de formas de resistência diante da crise socioambiental. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(2), 592–606. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.44392