Estado regulador e mercado educador: raízes burguesas da mercantilização da educação

Autores

  • Naara Queiroz de Melo Universidade Federal de Campina Grande Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6990117769757611 http://orcid.org/0000-0002-0479-0332
  • Melânia Mendonça Rodrigues Universidade Federal de Campina Grande Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6990117769757611 http://orcid.org/0000-0002-3894-1514

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.43886

Palavras-chave:

Educação, Estado, Mercado.

Resumo

O presente artigo analisa o processo de mercantilização da educação no Brasil sob a ótica da relação Estado-mercado. Desse modo, contextualiza os princípios burgueses do Estado e sua primazia pela propriedade privada; discute a relação da educação com a ideologia do Estado Regulador e do Mercado Educador; e reflete sobre o fortalecimento do mercado, em detrimento do direito à educação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, fundamentada no materialismo histórico-dialético. Os resultados elucidam que a transformação da educação em mercadoria figura como a reprodução do contexto social no qual o sistema educacional está inserido, contribuindo para os propósitos do Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naara Queiroz de Melo, Universidade Federal de Campina Grande Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6990117769757611

Graduada em Pedagogia pela Univerisdade Federal de Pernambuco, Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Campina Grande e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Campina Grande.

Pedagoga da Unidade Acadêmica de Educação Infantil da Universidade Federal de Campina Grande.

Melânia Mendonça Rodrigues, Universidade Federal de Campina Grande Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6990117769757611

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1980) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003), com área de concentração em Estado e Política Educacional. Atualmente é professora titular da Unidade Acadêmica de Educação da Universidade Federal de Campina Grande e integrante do corpo docente do Mestrado Acadêmico em Educação da referida Universidade. Desenvolve estudos e pesquisas em Política e História da Educação, voltando-se, mais especificamente, para: educação brasileira; políticas para a educação básica no Brasil contemporâneo; história da educação e da escola pública no Brasil; formação e trabalho docente.

Referências

ANDERSON, P. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir & GENTILI, Pablo (orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

APPLE, M. W. Educando à Direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.

BIANCHI, A.; ALIAGA; L. Força e consenso como fundamentos do Estado: Pareto e Gramsci. Revista Brasileira de Ciência Política, nº 5. Brasília, janeiro-julho de 2011, pp. 17-36.

BOTTOMORE, T. Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BRASIL, Constituição Federal de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 17/05/2020.

BUCI-GLUCKSMANN, C. Gramsci e o Estado. Tradução: Angelina Peralva. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

CARNOY, M. Estado e teoria política. Campinas: Papirus, 1988.

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000.

CHOMSKY, N. O lucro ou as pessoas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

CURY, C. R. J. Educação e Contradição. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1985.

DUFOUR, D. A arte de reduzir as cabeças. Rio de Janeiro, Companhia de Freud: 2005.

_______. O Divino Mercado. Rio de Janeiro, Companhia de Freud: 2007.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Tradução de Carlos Nelson Coutinho com a colaboração de Luiz Sergio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2014. v.3.

______. Cartas do cárcere, vol. 2. HENRIQUES, L. S. (Trad.); COUTINHO, C. N.; HENRIQUES, L. S. (orgs.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

HIRSCHMAN, A. O. Desenvolvimento por efeitos em cadeia: uma abordagem generalizada. Estudos CEBRAP, N. 18. 1977.

HOBSBAWN, E. A era do capital. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

_________. A era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto Comunista. São Paulo: Cortez, 2007.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro 1: o processo de produção do capital. ENDERLE, R. (Trad.). São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.

________. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo, Escriba, 1968.

MARTINS, A.S.; PINA, L.D. Mercantilização da educação, escola pública e trabalho educativo: uma análise a partir da pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR on-line. Campinas, v.20, p.1-21, 2020.

MELO, N.Q. O Estado Regulador e o Mercado Educador: um estudo sobre o processo de mercantilização da educação infantil no município de Campina Grande/PB. 2018. Orientador: Melânia Mendonça Rodrigues. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2018.

MORAES, R. Q. A evolução histórica do Estado Liberal ao Estado Democrático de Direito e sua relação com o constitucionalismo dirigente. Revista de informação legislativa. Ano 51, nº 204, out-dez de 2014.

NETTO, J. P. Crise do socialismo e ofensiva neoliberal. São Paulo: Cortez, 1993.

SAVIANI, D. História da escola pública no Brasil: questões para pesquisa. In: LOMBARDI, J. C.; SAVANI, D.; NASCIMENTO, M. I. M. (orgs.). A Escola Pública no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2014.

POULANTZAS, N. O Estado, O Poder, O Socialismo. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

RODRIGUES, J. Os empresários e a educação superior. Campinas: Autores Associados, 2007.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento púnico à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2008.

SGUISARDI, V. Modelo de expansão da educação superior no Brasil: predomínio privado/mercantil e desafios para a regulação e a formação universitária. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 105, p. 991-1022, set./dez. 2008.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

de Melo, N. Q., & Rodrigues, M. M. (2021). Estado regulador e mercado educador: raízes burguesas da mercantilização da educação. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(3), 220–237. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.43886