A pedagogia da hegemonia: empresariado e a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.43863

Palavras-chave:

Sociologia politica, Sociologia da Educação, tradição marxista

Resumo

O objetivo geral deste artigo foi compreender a ação socialmente responsável do setor empresarial no Brasil. Buscou-se compreender como o setor privado desenvolve suas ações no campo das políticas sociais. Assim, como objeto específico de análise temos as ações do Instituto Itaú Social, instituição vinculada ao Banco Itaú, a época desta pesquisa o maior banco privado do País. Como método utilizamos entrevistas semiestruturadas com dirigentes do Itaú social, bem como pesquisamos os materiais disponíveis no site do Itaú Social. Como resultado destacamos que a política educacional no Brasil encontra-se num dilema, entre os interesses do empresariado e sua tentativa de se sobrepor a sociedade e de se estabelecer hegemônico, e aquele que prega uma educação como forma emancipadora.  

Palavras Chaves:  Hegemonia, Educação. empresariado, Itaú social, Privatização.

 

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Biografia do Autor

Sara da Silva Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Departamento de Ciência Política.

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. Pós doutorado pelo Institute of Education (IOE) / University College London (UCL). Atualmente é pós doutoranda no Programa de pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Política, Estado e capitalismo na América Latina. É Integrante do projeto vinculado ao CNPq O Estado no pensamento social latino-americano: Perspectivas clássicas e contemporâneas. http://lattes.cnpq.br/9764495121486125. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9764495121486125. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4692-4837. E-mail: sarafs77@gmail.com   

 

 

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Publicado

2021-09-17

Como Citar

Freitas, S. da S. (2021). A pedagogia da hegemonia: empresariado e a educação. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 13(2), 712–734. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.43863