A concepção de trabalho educativo do Sebrae: assimilar a docência para difundir o empreendedorismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43737

Palavras-chave:

trabalho educativo, SEBRAE, empreendedorismo, ensino fundamental, JEPP

Resumo

O texto analisa a concepção de trabalho educativo do Sebrae inscrita no programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos a partir da pedagogia histórico-crítica. O trabalho se vincula a uma pesquisa documental fundamentada no materialismo histórico-dialético. O corpus empírico foi a coleção de apostilas do programa. Constata-se que o Sebrae busca alterar a finalidade, os meios e os objetos do trabalho educativo para expropriar os saberes da professora e do professor, visando torná-los agentes difusores do empreendedorismo. Conclui-se que a concepção de trabalho educativo do Sebrae não interessa ao magistério e à classe trabalhadora por comprometer a escola pública referenciada na formação omnilateral.

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Biografia do Autor

André Silva Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professor Associado da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua na área de trabalho e educação e política educacional e gestão em cursos de graduação e é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF (Linha de pesquisa: Trabalho, Estado e Movimentos Sociais). É pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação da FACED-UFJF e coordenador do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Educacionais (GTEPE) vinculado ao referido núcleo.

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Professor da educação básica das redes públicas de educação de Juiz de Fora e do estado de Minas Gerais e de escola privada. É licenciado em Educação Física e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Integra o Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Educacionais (GTEPE) da Faculdade de Educação da UFJF.

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Publicado

2021-05-04

Como Citar

Martins, A. S., & Castro, L. F. de. (2021). A concepção de trabalho educativo do Sebrae: assimilar a docência para difundir o empreendedorismo. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(1), 152–179. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43737