Da educação pública à educação privada: os rumos do ensino superior no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43599

Resumo

O artigo aborda as tendências que se vislumbram para a educação superior pública e gratuita e sua gradual substituição por empresas capitalistas de ensino, a partir do contexto atual da produção e reprodução do capital. Fundamentando-se na teoria do valor presente na obra O Capital de Marx, e trazendo à luz alguns elementos para a compreensão das crises do capital e das funções precípuas do Estado capitalista, apresenta um quadro, a partir de dados da realidade, que aponta tendências da educação superior no Brasil. Finalizando, enfatiza que a única forma adequada de superação dos entraves postos à educação é o encaminhamento da construção de uma estratégia socialista para a emancipação da humanidade.

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Biografia do Autor

Paulo Sergio Tumolo, Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC, linha de pesquisa Trabalho, Educação e Políticas

Paulo Sergio Tumolo

Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC, linha de pesquisa Trabalho, Educação e Políticas. Doutor em Educação pela PUC-SP. É coordenador do Grupo de Estudos “Capital, Trabalho e Educação” (GECATE) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8214109552044726] e membro do 13 de Maio - Núcleo de Educação Popular (NEP).

CV: http://lattes.cnpq.br/9535905012666098.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9362-5530;

E- mail: paulotumolo57@gmail.com

André Ricardo Oliveira, Instituto Federal Catarinense - campus Videira

Professor do Instituto Federal Catarinense - campus Videira. Doutorando em educação na Universidade Federal de Santa Catarina e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC, linha de pesquisa Trabalho, Educação e Políticas. Membro do "Grupo de Estudos em Atualidades"  (GEA) do IFC - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9913940682936595. Membro do Grupo de Estudos “Capital, Trabalho e Educação” (GECATE) - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8214109552044726 - e membro do 13 de Maio - Núcleo de Educação Popular (NEP).

Link Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/6779656684312233

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9644-1665

E- mail: andre.ricardo@ifc.edu.br

Juliane Zacharias Bueno

Juliane Zacharias Bueno

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, linha de pesquisa “Trabalho, Educação e Políticas”. Atualmente vinculada ao mesmo programa, onde realiza estágio pós-doutoral.

Membro do Grupo de Estudos “Capital, Trabalho e Educação” (GECATE) -  dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8214109552044726  e membro do 13 de Maio – Núcleo de Educação Popular. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6036162800174644

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9464-3116

E-mail: julianezb@yahoo.com.br

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Publicado

2021-05-04

Como Citar

Tumolo, P. S., Oliveira, A. R., & Bueno, J. Z. (2021). Da educação pública à educação privada: os rumos do ensino superior no Brasil. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(1), 119–137. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43599