Reestruturação produtiva, conhecimento e adequação da universidade aos moldes empresariais

Autores

  • Rodrigo Roncato Marques Anes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - UEG CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UEG http://orcid.org/0000-0001-6074-1845

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43516

Palavras-chave:

Conhecimento. Reestruturação produtiva. Neoliberalismo. Formação. Universidade Empresarial.

Resumo

O presente texto de revisão teórica apresenta uma análise crítica, fundamentada no pensamento histórico-dialético, acerca das transformações do mundo do trabalho vivenciadas a partir das últimas décadas do século passado, com o objetivo de compreender como o conhecimento passa a representar a “nova moeda de poder” (KUMAR, 1997, p. 26) do capitalismo globalizado, exigindo adequações da universidade para o cumprimento de um modelo de formação flexível e empresarial. Modelo este que, no Brasil, foi instituído a partir de reformas políticas guiadas por princípios neoliberais, interessadas no controle do capital sobre o trabalho. Concluímos que mesmo havendo espaços de contestação ao sentido empresarial de universidade, tais resistências não têm sido suficientes para impedir nos dias atuais o avanço das forças ideológicas que reconhecem o conhecimento como mercadoria.

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Biografia do Autor

Rodrigo Roncato Marques Anes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - UEG CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UEG

Doutor em Educação (UFG); Mestre em Educação (UFG); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Goiás (UEG); Líder do Corpo e Mente – Grupo de Pesquisa sobre formação e intervenção profissional em Educação Física (UEG/CNPq) – Acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6520176280671115; Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1524134785032887; ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6074-1845; E-mail: rodrigo.anes@ueg.br.

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Publicado

2021-05-04

Como Citar

Roncato Marques Anes, R. (2021). Reestruturação produtiva, conhecimento e adequação da universidade aos moldes empresariais. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(1), 277–295. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43516