As cartas de Luiz Carlos Prestes que iriam a leilão
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43191Palavras-chave:
Luiz Carlos Prestes, Olga Benario Prestes, Leocadia Prestes, cartas da prisão, leilão de cartas.Resumo
No artigo são relatados os fatos relacionados com o aparecimento de mais de 300 cartas dirigidas a Luiz Carlos Prestes que iriam a leilão em novembro de 2018. Após dois anos de diligências na Justiça, as cartas foram entregues a quem de direito: Anita Leocadia Prestes, filha de Luiz Carlos Prestes e Olga Benário Prestes. São destacados aspectos marcantes da personalidade dos personagens envolvidos nessa correspondência: Olga Benario Prestes, Leocadia Prestes, Ermelinda Felizardo, Lygia Prestes.
Downloads
Referências
PRESTES, Anita Leocadia. Olga Benario Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo. São Paulo: Boitempo, 2017.
PRESTES, Anita Leocadia. Viver é tomar partido: memórias. São Paulo: Boitempo, 2019.
PRESTES, Anita Leocadia e PRESTES, Lygia (orgs.). Anos tormentosos – Luiz Carlos Prestes: correspondência da prisão ( 1936-1945). V. 1. Rio de Janeiro: Aperj, 2000.
PRESTES, Anita Leocadia e PRESTES, Lygia (orgs.). Anos tormentosos – Luiz Carlos Prestes: correspondência da prisão (1936-1945). V. 1, V.2 e V.3. Rio de Janeiro/ São Paulo: Aperj/Paz e Terra, 2002.
SILVA, Hélio. 1937: todos os golpes se parecem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).