O materialismo histórico
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.42924Palavras-chave:
Palavras- chave, Método marxiano. Crítica ao capitalismo. Os homens produzem a si mesmos..Resumo
A crítica social moderna teve como precondição a evidenciação das contradições da sociedade burguesa. O método de análise marxiano foi denominado materialismo histórico; suas conclusões foram elaboradas em paralelo à sua formulação Sem a formulação desse fundamento, a crítica ao capitalismo não poderia propor uma alternativa. Seu núcleo se constituiu a partir da premissa de que os homens produzem a si mesmos à medida que produzem socialmente as condições de suas vidas.
Downloads
Referências
AVINERI, Shlomo. Hegel’s Theory of the Modern State. Londres, Cambridge University Press, 1974
FINESCHI, Roberto. Concetti hegeliani e materialismo storico. La Contraddizione nº 140, Roma, julho-setembro 2012.
KORSCH, Karl. Karl Marx. Barceloma, Folio, 2001, p. 190.
MARX, Karl; e ENGELS, Friederich. A Ideologia Alemã. São Paulo, Martins Fontes, 1998.
MARX, Karl; e ENGELS, Friederich. A Sagrada Família. São Paulo, Boitempo, 2010.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. In: Os Pensadores. São Paulo, Abril Cultural, 1978.
WEIL, Eric. Hegel y el Estado. Córdoba, Nagelkop, 1970, p. 139.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).