Da escola do capital à escola do proletariado: pela superação da educação para o mercado
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.42462Palavras-chave:
educação, História da educação, educação e políticaResumo
objetivou-se distinguir práticas e interesses das escolas do e no Estado capitalista mediante a análise de artigos sobre a educação nas Constituições e LDB’s, que destacam a função escolar mercadológica; posteriormente, estabeleceu-se vínculos entre a escola real do capitalismo e uma escola possível da classe trabalhadora. Procedeu-se leitura qualitativa de caráter descritivo-analítica de fontes históricas documentais e o estudo e recuperação de autores da educação crítica e do marxismo. Questionou-se: como é possível superar o ‘paradigma mercadológico’ da formação escolar? Entendeu-se que a supressão do caráter ‘mercantil’ da educação se dará por intermédio da problematização do sentido da educação ao mestre e ao aluno e a instrumentalização ao enfrentamento da exploração do trabalhador.Downloads
Referências
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