Da escola do capital à escola do proletariado: pela superação da educação para o mercado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.42462

Palavras-chave:

educação, História da educação, educação e política

Resumo

objetivou-se distinguir práticas e interesses das escolas do e no Estado capitalista mediante a análise de artigos sobre a educação nas Constituições e LDB’s, que destacam a função escolar mercadológica; posteriormente, estabeleceu-se vínculos entre a escola real do capitalismo e uma escola possível da classe trabalhadora. Procedeu-se leitura qualitativa de caráter descritivo-analítica de fontes históricas documentais e o estudo e recuperação de autores da educação crítica e do marxismo. Questionou-se: como é possível superar o ‘paradigma mercadológico’ da formação escolar? Entendeu-se que a supressão do caráter ‘mercantil’ da educação se dará por intermédio da problematização do sentido da educação ao mestre e ao aluno e a instrumentalização ao enfrentamento da exploração do trabalhador.

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Biografia do Autor

André Souza Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em História e Historiografia da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professor colaborador nos cursos de Pedagogia e Educação Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em licenciatura em Educação Física e Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (Cornélio Procópio, PR), especialista em docência em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Câmpus Maringá, PR), mestre em História e Historiografia da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (Maringá, PR). Membro do Grupo de estudos e pesquisas em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7608843060183888. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7922449569419502. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-9045-4003. E-mail: andre.prof.ef@gmail.com

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestra em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (Maringá, PR). É líder no Grupo de estudos e pesquisas em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7608843060183888 e participa do Grupo de Estudos Sociedade, História e Educação no Brasil (HISTEDBR). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3874168724032825. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7359-4562. E-mail: mcgm.uem@gmail.com.

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Publicado

2021-09-17

Como Citar

Santos, A. S., & Machado, M. C. G. (2021). Da escola do capital à escola do proletariado: pela superação da educação para o mercado. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(2), 789–802. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.42462