Os princípios do comunismo em Engels (1847): apontamentos teórico-metodológicos para além do manifesto comunista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.39148

Palavras-chave:

Princípios do Comunismo, teoria-método, Manifesto Comunismo, Crítica da Economia Política

Resumo

O objetivo do artigo é trazer a relevância do texto, Princípios do Comunismo, de autoria de Engels, na formulação do Manifesto Comunista e  seus  apontamentos teórico-metodológicos para o além do Manifesto. O texto segue assim organizado: Alguns antecedentes históricos do texto Princípios do Comunismo e do Manifesto Comunista; Por que o Manifesto Comunista não poderia ser chamado de socialista em 1848; Princípios do Comunismo: apontamentos para além do Manifesto Comunista; A negação de Engels acerca da paternidade das ideias fundamentais contidas no Manifesto Comunista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Sabará, Universidade Federal do Tocantins

 

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (2007), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (2010) e doutorado em Política Social pela Universidade de Brasília (2020). Professora do magistério superior da Universidade Federal do Tocantins em exercício provisório na Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Serviço Social. Tem experiência nas áreas de Serviço Social e políticas sociais. Líder do Observatório Trabalho, Produção e Apropriação de Valor e Luta de Classes (OTrabalho&Luta); 2.ª líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Práxis e Questão Social e pesquisadora no Núcleo Estudos no Brasil Contemporâneo (NEBC/CEAM/UnB). Temas de concentração de estudos e pesquisas: forma política social, exploração e superexploração da força de trabalho e troca desigual entre países de capitalismo central e dependente.

Referências

CALAS, Raoul. O cenário do Manifesto Comunista. In: Problemas - Revista Mensal de Cultura Política, nº 7 - Fevereiro de 1948. Disponível em: < https://www.marxists.org/portugues/tematica/rev_prob/07/manifesto.htm>. Acesso em 27 de jul. de 2020.

CARCANHOLO, Reinaldo A. (Org.). Capital: Essência e aparência. São Paulo: Expressão Popular, 2011. (Vol. 1).

ENGELS, Friedrich. Princípios Básicos do Comunismo e outros textos. In: Estudos Vermelhos. Edição do Kindle. Sem ano.

ENGELS, Friedrich . Esboço de uma crítica da economia política. In: Revista Temas de Ciências Humanas. São Paulo, Editora Ciências Humanas, n. 5, pp. 1-2, 1979.

ENGELS, Friedrich. Do socialismo utópico ao socialismo científico. 6. ed. São Paulo: Global Editora: 1984.

ENGELS, Friedrich. Prefácio à edição de alemã de 1883. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2010a. (Coleção Marx-Engels).

ENGELS, Friedrich. Prefácio à edição de inglesa de 1888. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2010b. (Coleção Marx-Engels).

COGGIOLA, Osvaldo. 150 do Manifesto Comunista. In: MARX; ENGELS. Manifesto Comunista. São Paulo : Boitempo, 2010.

GORENDER, Jacob. O Manifesto do Partido Comunista. Um Documento Datado e Não Datado. mudanças do capitalismo contemporâneo. Revista Lutas Sociais, nº 4, 1998. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/ls/article/view/18866/14019>. Acesso em 16 de set. de 2020.

LÖWY, Michel. Prefácio. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. As lutas de classes na Alemanha. São Paulo: Boitempo, 2010 (Coleção Marx-Engels).

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: Livro III: o processo global de produção capitalista. Trad. de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2017. (Coleção Marx-Engels).

MARX, Karl. Glosas críticas e marginais ao artigo “O rei da Prússia e a reforma social: de um prussiano”. São Paulo: Expressão Popular, 2010a.

MARX, Karl. Sobre a questão judaica. Prefácio: Daniel Bensaïd. São Paulo, Boitempo, 2010b. (Coleção Marx-Engels).

MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010c. (Coleção Marx-Engels).

MARX, Karl. Trabalho assalariado e capital & salário, preço e lucro. São Paulo: Expressão Popular, 2010d.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. Trad. de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013. (Coleção Marx-Engels).

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: Livro III: o processo global de produção capitalista. Trad. de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2017. (Coleção Marx-Engels).

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007. (Coleção Marx-Engels).

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Prefácio à edição de alemã de 1872. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2010. (Coleção Marx-Engels).

SAAD FILHO, Alfredo Antônio. O valor de Marx. Campinas : Unicamp, 2011.

TAVERES, Claudino João. Friedrich Engels e a pedra filosofal da crítica da economia política. In: Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas, n. 20, Ano X, out de 2015. Disponível em: <http://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/217). Acesso em de set. de 2020.

Downloads

Publicado

2021-01-19

Como Citar

Sabará, R. (2021). Os princípios do comunismo em Engels (1847): apontamentos teórico-metodológicos para além do manifesto comunista. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(3), 152–171. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.39148