Os princípios do comunismo em Engels (1847): apontamentos teórico-metodológicos para além do manifesto comunista
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.39148Palavras-chave:
Princípios do Comunismo, teoria-método, Manifesto Comunismo, Crítica da Economia PolíticaResumo
O objetivo do artigo é trazer a relevância do texto, Princípios do Comunismo, de autoria de Engels, na formulação do Manifesto Comunista e seus apontamentos teórico-metodológicos para o além do Manifesto. O texto segue assim organizado: Alguns antecedentes históricos do texto Princípios do Comunismo e do Manifesto Comunista; Por que o Manifesto Comunista não poderia ser chamado de socialista em 1848; Princípios do Comunismo: apontamentos para além do Manifesto Comunista; A negação de Engels acerca da paternidade das ideias fundamentais contidas no Manifesto Comunista.Downloads
Referências
CALAS, Raoul. O cenário do Manifesto Comunista. In: Problemas - Revista Mensal de Cultura Política, nº 7 - Fevereiro de 1948. Disponível em: < https://www.marxists.org/portugues/tematica/rev_prob/07/manifesto.htm>. Acesso em 27 de jul. de 2020.
CARCANHOLO, Reinaldo A. (Org.). Capital: Essência e aparência. São Paulo: Expressão Popular, 2011. (Vol. 1).
ENGELS, Friedrich. Princípios Básicos do Comunismo e outros textos. In: Estudos Vermelhos. Edição do Kindle. Sem ano.
ENGELS, Friedrich . Esboço de uma crítica da economia política. In: Revista Temas de Ciências Humanas. São Paulo, Editora Ciências Humanas, n. 5, pp. 1-2, 1979.
ENGELS, Friedrich. Do socialismo utópico ao socialismo científico. 6. ed. São Paulo: Global Editora: 1984.
ENGELS, Friedrich. Prefácio à edição de alemã de 1883. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2010a. (Coleção Marx-Engels).
ENGELS, Friedrich. Prefácio à edição de inglesa de 1888. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2010b. (Coleção Marx-Engels).
COGGIOLA, Osvaldo. 150 do Manifesto Comunista. In: MARX; ENGELS. Manifesto Comunista. São Paulo : Boitempo, 2010.
GORENDER, Jacob. O Manifesto do Partido Comunista. Um Documento Datado e Não Datado. mudanças do capitalismo contemporâneo. Revista Lutas Sociais, nº 4, 1998. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/ls/article/view/18866/14019>. Acesso em 16 de set. de 2020.
LÖWY, Michel. Prefácio. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. As lutas de classes na Alemanha. São Paulo: Boitempo, 2010 (Coleção Marx-Engels).
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: Livro III: o processo global de produção capitalista. Trad. de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2017. (Coleção Marx-Engels).
MARX, Karl. Glosas críticas e marginais ao artigo “O rei da Prússia e a reforma social: de um prussiano”. São Paulo: Expressão Popular, 2010a.
MARX, Karl. Sobre a questão judaica. Prefácio: Daniel Bensaïd. São Paulo, Boitempo, 2010b. (Coleção Marx-Engels).
MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010c. (Coleção Marx-Engels).
MARX, Karl. Trabalho assalariado e capital & salário, preço e lucro. São Paulo: Expressão Popular, 2010d.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. Trad. de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013. (Coleção Marx-Engels).
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: Livro III: o processo global de produção capitalista. Trad. de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2017. (Coleção Marx-Engels).
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007. (Coleção Marx-Engels).
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Prefácio à edição de alemã de 1872. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2010. (Coleção Marx-Engels).
SAAD FILHO, Alfredo Antônio. O valor de Marx. Campinas : Unicamp, 2011.
TAVERES, Claudino João. Friedrich Engels e a pedra filosofal da crítica da economia política. In: Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas, n. 20, Ano X, out de 2015. Disponível em: <http://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/217). Acesso em de set. de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).