Resenha: Horacio Tarcus - La biblia del proletariado. Traductores y editores de El Capital en el mundo hispanohablante
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.39090Palavras-chave:
Horacio Tarcus, Karl Marx, Recepção, Países de língua espanholaResumo
O presente trabalho é uma resenha do livro La biblia del proletariado. Traductores y editores de El Capital en el mundo hispanohablante, de Horacio Tarcus. Tendo como fio condutor a série das diferentes traduções de O Capital para a língua espanhola, a exposição assinala, seguindo as indicações do mencionado intelectual argentino, para as diversas personagens que compõem essa história: intelectuais, editores, casas editoriais, partidos e movimentos políticos. A história das traduções de O Capital é, sobretudo, uma história política e social.
Palavras-chave: Karl Marx; O Capital; História política e social; Recepção; Língua espanhola.
Downloads
Referências
GONÇALVES, Rodrigo Jurucê Mattos. A cauda do diabo: Antonio Gramsci na perspectiva de José Aricó. Revista de Teoria da História, Goiás, v.14, n.2, p.109-130, 2015.
MARX, Karl. El capital: crítica de la economia política. 4ªed. México: FCE, 2014.
________. Il Capitale. In. Marx Engels Opere Complete XXXI. Nápoles: La Città del Sole, 2011.
TARCUS, Horacio. Marx en la Argentina: sus lectores obreros, intelectuales y cientifícos. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2007.
________. La biblia del proletariado. Traductores y editores de El Capital en el mundo hispanohablante. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).