Notas acerca da luta entre a arte e a religião: a independentização do estético
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.39072Palavras-chave:
Arte, Cismundanidade, Religião, Estética, LukácsResumo
O artigo, de caráter teórico e bibliográfico, tem por objetivo estudar a luta entre a arte e a religião, que traz como resultado a independentização da primeira em relação à segunda. Do ponto de vista metodológico, opta-se por um estudo imanente do capítulo 16 da Grande Estética de Georg Lukács.A comunicação aponta em suas considerações, mesmo que sumariamente, que as etapas essenciais da independentização da arte passam por sua luta para se libertar da missão social formulada à arte por Gregório Magno. O complexo artístico apenas logrou êxito em tal pugilato quando deu luz à cismundanidade, abandonando qualquer interferência transcendente.Downloads
Referências
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. O idiota. São Paulo: Editora 34, 2002.
HOLBEIN, Hans. O corpo de Cristo morto na tumba. Óleo sobre tabla (1521). Museu de Belas Artes da Basiléia.
LUKÁCS, Georg. Estética: la peculiaridad de lo estético. Barcelona: Ediciones Grijalbo, 1966.
______. Estética: la peculiaridad de lo estético. Barcelona: Ediciones Grijalbo, 1967.
MARX, Karl. Diferença entre as filosofias da natureza em Demócrito e Epicuro. Lisboa: Editorial Presença, 1972.
RAFHAEL. Three Graces. Tinta a óleo (1503-1505). Musée Condé de Chantilly.
TICIANO. Vênus de Urbino. Óleo sobre tela (1538). Galleria degli Uffizi.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).