A educação como relação social fundamental e a emancipação humana

Autores

  • Mauro Rogério de Almeida Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Rômulo Vieira de Oliveira Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Justino de Sousa Júnior Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.38813

Palavras-chave:

Educação, Práxis, Emancipação política, Emancipação humana.

Resumo

O presente artigo visa apresentar uma investigação acerca da articulação entre educação e emancipação humana. Partimos da compreensão de que a educação no seu sentido fundamental é um elo essencial e imprescindível de toda e qualquer sociedade, tendo em vista que a educação é o modo próprio de o ser humano tornar-se o que é, construindo, produzindo e transformando sua humanidade. No transcorrer da pesquisa se constatou que nas instituições formais de educação os processos educativos atentam ao modo de funcionamento da produção mercantil e financeira e, dessa forma, tais processos são orientados, em última instância, pela lógica pragmática das relações capitalistas formando indivíduos imersos em relações sociais marcadamente estranhadas/alienadas e fetichizadas definidoras do modo de viver. Assim, incluímos na investigação o estudo da categoria praxis como sendo o elemento central para realização do elo entre educação e emancipação.

Palavras-chave: Educação; Práxis; Emancipação política; Emancipação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Rogério de Almeida Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

Doutorando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Rômulo Vieira de Oliveira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Educação Brasileira (UFC), especialista em Gestão Escolar (UECE) e licenciado em História (UFC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Democrática da Educação Pública. 

Justino de Sousa Júnior, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Licenciatura Em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, trabalho, práxis, estado e política educacional.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Lisboa: Editorial presença/Martins Fontes, S/D.

ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho. São Paulo: Boitempo, 2002.

DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo: por que oito famílias tem mais riqueza do que a metade da população do mundo? São Paulo: autonomia literária, 2017.

ENQUITA, Mariano Fernández. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

ENQUITA, Mariano Fernández. Reprodução, contradição, estrutura social e atividade humana IN: Teorias da reprodução e da resistência. Porto Alegre: Palmarinca, 1990.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere - volume 1. Rio de Janeiro: Civilizacão Brasileira, 1999.

LOMBARDI, José Claudinei. Textos sobre Educação e Ensino / Karl Marx e Friedrich Engels. Campinas, SP: Navegando, 2011a.

LOMBARDI, José Claudinei. Educação e ensino na obra Marx e Engels. Campinas/SP: Editora Alínea, 2011b.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A ideología alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Boitempo, 2005.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. Lisboa: Ediçoes 70, 1993.

MARX, Karl. O capital I – O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2017.

MARX, Karl. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo, 2010.

PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez, 2001

RANIERI, Jesus. A câmara escura: Alienação e estranhamento em Marx. São Paulo: Boitempo, 2001.

SOUSA Jr. Justino de. Marx e a crítica da Educação: da expansão liberal-democrática à crise regressivo-destrutiva do capital. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2010.

SOUSA Jr. Justino de. Trabalho, práxis e o programa marxiano da educação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 31, 2008, Caxambu. Anais. Caxambu, ANPED, 2008.

Downloads

Publicado

2021-05-04

Como Citar

Vieira, M. R. de A., de Oliveira, R. V., & Sousa Júnior, J. de. (2021). A educação como relação social fundamental e a emancipação humana. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(1), 554–574. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.38813