A educação como relação social fundamental e a emancipação humana
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.38813Palavras-chave:
Educação, Práxis, Emancipação política, Emancipação humana.Resumo
O presente artigo visa apresentar uma investigação acerca da articulação entre educação e emancipação humana. Partimos da compreensão de que a educação no seu sentido fundamental é um elo essencial e imprescindível de toda e qualquer sociedade, tendo em vista que a educação é o modo próprio de o ser humano tornar-se o que é, construindo, produzindo e transformando sua humanidade. No transcorrer da pesquisa se constatou que nas instituições formais de educação os processos educativos atentam ao modo de funcionamento da produção mercantil e financeira e, dessa forma, tais processos são orientados, em última instância, pela lógica pragmática das relações capitalistas formando indivíduos imersos em relações sociais marcadamente estranhadas/alienadas e fetichizadas definidoras do modo de viver. Assim, incluímos na investigação o estudo da categoria praxis como sendo o elemento central para realização do elo entre educação e emancipação.
Palavras-chave: Educação; Práxis; Emancipação política; Emancipação humana.
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