Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de Krupskaya
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.38586Palavras-chave:
Escola Trabalho, Krupskaya, Sistema por Complexos, Formação.Resumo
A Escola Socialista foi pensada para o ensino politécnico, com a formação dos estudantes alinhada a categoria trabalho, onde as habilidades e forças são potencialmente desenvolvidas e empregadas conforme as habilidades de cada indivíduo. O objetivo desse trabalho é investigar a contribuição de Nadejda Krupskaya para a luta pela emancipação da classe operaria. A organização desse movimento se desenvolve na escola, preparando os jovens para o trabalho de forma livre, e assim, o ensino torna-se significativo e dentro da realidade que os jovens estão inseridos. O Sistema por Complexos é aplicado nas escolas socialistas de forma a superar falhas que o ensino tradicional tratava a organização do trabalho e da formação coletiva.
Downloads
Referências
CIAVATTA, Maria. Mediações históricas de relação trabalho e educação. Gênese da disputa na formação dos trabalhadores (1930-1960). Rio de Janeiro: Lamparina / CNPq / FAPERJ, 2009
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo. In: CALDART, Roseli S. et al. Dicionário Educação do Campo. Rio de Janeiro/São Paulo: EPSJV/Expressão Popular, 2012.
KRUPSKAYA, N.K. A construção da pedagogia socialista. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
MOURA, Severina Mártyr Lessa de. O ‘’socialismo real’’: gênese da influência marxista na educação brasileira / Severina Mártyr Lessa de Moura. – 2017. 212f.
SAVIANI, Nereide. Educação Socialista. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 10, n. 2, p. 232-239, Ago. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).