Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de Krupskaya

Autores

  • Antonio Marley de Araújo Stedile Instituto Federal do Ceará - IFCE - Campus Fortaleza http://orcid.org/0000-0002-7594-4925
  • Viviane Alves de Oliveira Feitosa Instituto Federal do Ceará - IFCE - Campus Fortaleza http://orcid.org/0000-0002-4757-7793
  • Maria Cleide da Silva Barroso Instituto Federal do Ceará - IFCE - Campus Maracanaú. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5577-9523 E-mail: ccleideifcemaraca@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.38586

Palavras-chave:

Escola Trabalho, Krupskaya, Sistema por Complexos, Formação.

Resumo

A Escola Socialista foi pensada para o ensino politécnico, com a formação dos estudantes alinhada a categoria trabalho, onde as habilidades e forças são potencialmente desenvolvidas e empregadas conforme as habilidades de cada indivíduo. O objetivo desse trabalho é investigar a contribuição de Nadejda Krupskaya para a luta pela emancipação da classe operaria. A organização desse movimento se desenvolve na escola, preparando os jovens para o trabalho de forma livre, e assim, o ensino torna-se significativo e dentro da realidade que os jovens estão inseridos. O Sistema por Complexos é aplicado nas escolas socialistas de forma a superar falhas que o ensino tradicional tratava a organização do trabalho e da formação coletiva.

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Biografia do Autor

Antonio Marley de Araújo Stedile, Instituto Federal do Ceará - IFCE - Campus Fortaleza

Instituto Federal do Ceará - IFCE - Campus Fortaleza. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7594-4925 E-mail: mstedille@gmail.com

Viviane Alves de Oliveira Feitosa, Instituto Federal do Ceará - IFCE - Campus Fortaleza

Instituto Federal do Ceará - IFCE - Campus Fortaleza. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-4757-7793 Email: vivi.ufc@hotmail.com

Referências

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Publicado

2021-01-19

Como Citar

Araújo Stedile, A. M. de, Feitosa, V. A. de O., & Barroso, M. C. da S. (2021). Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de Krupskaya. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(3), 389–399. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.38586