Política educacional de Pernambuco, regulação e gerencialismo: criando nexos psicofísicos para modificar o trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.38279

Palavras-chave:

Política Educacional, Regulação, Nexos Psicofísicos, Trabalho Docente, Pernambuco.

Resumo

Este artigo busca debater relações de articulação entre a política educacional pernambucana e o gerencialismo como técnica de trabalho, enquanto nexos psicofísicos (GRAMSCI, 1978), ou seja, formas de comportamento para adequar os docentes à nova fase de acumulação capitalista. O campo de estudo é a política educacional de Pernambuco, que vem implementando estratégias de regulação do trabalho docente através de avaliação externa, bônus do desempenho educacional e metas para as escolas. Pautando-se no materialismo histórico-dialético, a pesquisa aplicou entrevistas e analisou documentos. Os resultados apontam a cisão dos trabalhadores pela perda do sentido teleológico do seu trabalho expresso nas subcategorias “precarização”, “proletarização” e “intensificação do trabalho docente”.

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Biografia do Autor

Rosângela Cely Branco Lindoso, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física e Técnico em Desportos pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e doutorado na Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2017) com doutorado sanduíche pela Universidade do Minho , Braga- Portugal. Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco no curso de Licenciatura em Educação Física atualmente coordenadora do curso.Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/34809 Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/3076590717855221 Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4724-7919 Email: roxente@hotmail.com

Ana Lucia Felix dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/34809 Lattes: http://lattes.cnpq.br/4439575996103777 Orcid: http://orcid.org/0000-0002-1040-2156 Email: analu@gmail.com 

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Publicado

2021-01-19

Como Citar

Lindoso, R. C. B., & dos Santos, A. L. F. (2021). Política educacional de Pernambuco, regulação e gerencialismo: criando nexos psicofísicos para modificar o trabalho docente. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(3), 536–548. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.38279