O conceito de alienação e o processo de reprodução da sociedade na educação

Autores

  • Aline de Carvalho Moura Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.37078

Palavras-chave:

Alienação, Sociedade Capitalista, Educação.

Resumo

A partir de uma discussão sobre o conceito de alienação, este artigo tem como objetivo problematizar a relação que se estabelece entre a sociedade e a educação, pensando a forma como os processos educacionais reproduzem as estruturas da sociedade capitalista. Metodologicamente, apresentamos uma epistemologia de base marxista acerca da problemática da alienação sob a perspectiva materialista histórica de orientação ontológica, argumentando, como esse conceito pode explicar a relação entre educação e sociedade. Como considerações, questionamos uma reformulação significativa da educação sem uma correspondente transformação do quadro sócio-político-econômico no qual as práticas educativas devem cumprir suas funções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline de Carvalho Moura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), como Professora de Pesquisa em Educação pelo Departamento de Educação e Sociedade IM/UFRRJ. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação - ESPE/UFRRJ. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6186-605X Email: licacmoura@hotmail.com

Referências

FEUERBACH, L. A essência do Cristianismo. Porto: Fundação Calouste Gulbenkain, 2 ed., 2002.

FORNES, R. C. A alienação do trabalho na Pós-modernidade. Dissertação de mestrado defendida e aprovada em novembro de 2008, no Programa de Pós-Graduação em Serviços Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UERJ, 2008.

FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. São Paulo: Cortez, 1999.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

HANDFAS, A. Uma leitura crítica das pesquisas sobre as mudanças nas condições capitalistas de produção e a educação do trabalho. Tese de doutorado defendida e aprovada em setembro de 2006, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro: UFF/ RJ, 2006.

HEGEL, G.W. F. Filosofia da História. Brasília: UNB, 1999.

KONDER, L. Marxismo e alienação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.

MARX, K e ENGELS, F. La Ideologia Alemana. Tradução de Wenceslao Roces. Havana: Edicion Revolucionaria, 1966.

MARX, K. Manuscritos Econômico-filosóficos. Tradução de Alex Marins. São Paulo: Martin Claret, 2004 (A obra-prima de cada autor).

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares - São Paulo: Boitempo, 2005.

MÉSZÁROS, I. A teoria da alienação em Marx. Tradução Isa Tavares - São Paulo: Boitempo, 2006.

MÉSZÁROS, I. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.

SANTOS, M. O espaço do cidadão. 7 ed. São Paulo: Editora Edusp, 2007.

SOUZA, S. C. Educação: mercadoria ou projeto civilizatório? Rio de Janeiro: Maanaim, 2005.

Downloads

Publicado

2021-01-19

Como Citar

Moura, A. de C. (2021). O conceito de alienação e o processo de reprodução da sociedade na educação. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(3), 411–422. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.37078