Crise do capital, financeirização e educação

Autores

  • Virginia Maria Gomes de Mattos Fontes Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.36453

Palavras-chave:

Conjuntura

Resumo

Para este Volume 11, n. 3 de Germinal: Marxismo e Educação em Debate convidou Virginia Maria Gomes de Mattos Fontes, historiadora formada pela Universidade Federal Fluminense e com Doutorado em Filosofia pela Université de Paris X, Nanterre (1992). É docente da Escola Nacional Florestan Fernandes-MST e Coordenadora do GT História e Marxismo - Anpuh, tendo produzido obras de relevância para o reconhecimento da conjuntura com destaque para a inserção brasileira no capitalismo mundial. Entre estas, destacamos: Reflexões Im-pertinentes (2005); O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história (2010); ou os artigos “A incorporação subalterna brasileira ao capital-imperialismo” publicado na Critica Marxista (São Paulo, v. 36, p. 103-114, 2013); “Capitalismo, Crise e Conjuntura”, Revista de Serviço Social (n130São Paulo, set./dez. 2017). Nos auxiliaram na produção do roteiro os Professores Elza Margarida de Mendonça Peixoto, Pedro Leão da Costa Neto, Maria de Fátima Rodrigues Pereira, José Claudinei Lombardi, Nivia de Moraes Bispo, Elson Moura Dias Junior, Otávio Aranha, Vania de Moraes Lopes e Itamar Sousa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virginia Maria Gomes de Mattos Fontes, Universidade Federal Fluminense - UFF

Historiadora, com mestrado na UFF (1985) e doutorado em Filosofia - Université de Paris X, Nanterre (1992). Atua na Pós-Graduação em História da UFF, onde integra o NIEP-MARX - Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o marxismo, e na Fiocruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio-EPSJV, onde também coordenou e participa de curso de Especialização. Em atuação conjunta entre Escola Nacional de Saúde Pública-ENSP, a EPSJV e o Ministério da Saúde, coordenou coletivamente e atuou no mestrado profissional "Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais". Principais áreas de atuação: Teoria e Filosofia da História, Epistemologia, História do Brasil República, História Contemporânea. Autora de Reflexões Im-pertinentes (2005), de O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história (2010), e de inúmeros artigos em periódicos nacionais e internacionais. Docente da Escola Nacional Florestan Fernandes-MST. Coordenadora do GT História e Marxismo-Anpuh. Integra diversos conselhos editoriais no país e no exterior.

Downloads

Publicado

2020-04-21

Como Citar

Fontes, V. M. G. de M. (2020). Crise do capital, financeirização e educação. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(3), 328–347. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.36453