Sobre o Estado - Conferência na Universidade Sverdlov

Autores

  • Vladimir Iilich Ulianov Lenin Partido Bolchevique - Internacional Comunista

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.36411

Palavras-chave:

Estado

Resumo

o problema do Estado é um dos mais complicados e difíceis, com certeza aquele em que mais confusão semearam os eruditos, escritores e filósofos burgueses. Lenin procura abordar para estudante universitários os problemas o que é o Estado, qual a sua natureza, a sua significação e qual a atitude do nosso partido, o partido que luta pela derrubada do capitalismo, o partido comunista, qual é a sua atitude no que diz respeito ao Estado? A teoria do Estado serve para justificar os privilégios sociais, a existência da exploração, a existência do capitalismo, razão pela qual seria o maior dos erros esperar imparcialidade neste problema, abordando-o na crença de que quem se julga cientista possa apresentar uma concepção puramente científica do assunto. Quando se tenham familiarizado com o problema do Estado, com a doutrina do Estado e com a teoria do Estado, e o tenham aprofundado suficientemente, descobrirão sempre a luia entre classes diferentes, uma luta que se reflete ou se exprime num conflito entre concepções sobre o Estado, na apreciação do papel e da significação do Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vladimir Iilich Ulianov Lenin, Partido Bolchevique - Internacional Comunista

Membro fundador, principal teórico e dirigente do Partido Bolchevique. Dirigiu o partido e os sovietes à tomada de poder na Revolução Russa de 1917. Fundou a Internacional Comunista, identificou o Imperialismo como fase superior do Capitalismo e enfatizou o papel do partido como vanguarda da revolução.

Downloads

Publicado

2020-04-21

Como Citar

Lenin, V. I. U. (2020). Sobre o Estado - Conferência na Universidade Sverdlov. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(3), 348–368. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.36411