O grande ausente da educação matemática e a alienação na educação escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.35659

Palavras-chave:

Alienação, Educação Matemática Escolar, Teoria da Objetivação.

Resumo

A alienação por muito tempo foi considerada uma temática revisionista no campo marxista sendo pouco explorada em Educação Matemática (EM). Partindo da alienação como categoria marxista analisamos a Teoria da Objetivação chegando à conclusão de que esta se equivoca ao ignorar a luta de classes como categoria analítica na educação escolar desembocando numa postura pedagógica idealista. Por fim defendemos duas tarefas para a TO na perspectiva da revolução socialista: tomar a luta de classes como central na análise concreta da realidade da sala de aula de matemática e articular suas estratégias pedagógicas de superação da alienação com as lutas mais amplas da classe trabalhadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Wagner, UFSC

Doutorando e Mestre em Educacao Cientifica e Tecnológica (UFSC), Graduado em Matemática (UFSC). Professor da Rede Municipal de Educacao de Florianópolis.

Everaldo Silveira

Professor Departamento de Metodologia de Ensino (CED/UFSC). Doutor em Educacao Científica e Tecnológica (UFSC), Mestre em Educacao Matemática (UFPR). Orcid: http://orcid.org/0000-0002-2113-2227 E-mail: derelst@hotmail.com

Referências

DUARTE, Newton. A pedagogia histórico-crítica e a formação da individualidade para si. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, p. 59-72, 2013.

DUARTE, Newton. Vigotski e o" aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: Editora Autores Associados, 2001.

ENGUITA, Mariano Fernández. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Artes Médicas, 1989.

KOHAN, Nestor. Marx en su (tercer) Mundo. Edit. Juan Marinello, La Habana, 2003.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. Trad. Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. Para a crítica da economia política; Salário, preço e lucro; O rendimento e suas fontes: a economia vulgar. 1982.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2012.

MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. Boitempo Editorial, 2016.

PAIS, Alexandre. The narcissism of mathematics education. In: The disorder of mathematics education. Springer, Cham, 2017. p. 53-63.

Radford, L. Mathematics Education as a Matter of Labor. In M.A. Peters (ed.). Encyclopedia of Educational Philosophy and Theory. Section: Mathematics education philosophy and theory. P. Valero and G. Knijnik, Editors. Singapore: Springer, 2016a.

RADFORD, Luis. Algunos desafíos encontrados en la elaboración de la Teoría de la Objetivación. PNA, v. 12, n. 2, p. 61-80, 2018b.

RADFORD, Luis. On alienation in the mathematics classroom. International Journal of Educational Research, v. 79, p. 258-266, 2016b.

RADFORD, Luis. Saber, aprendizaje y subjetivación en la Teoría de la Objetivación. 5º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática–5º SIPEMAT, p. 1-22, 2018a.

RADFORD, Luis; ROTH, Wolff-Michael. Alienation in mathematics education: a problem considered from neo-Vygotskian approaches. Educational Studies in Mathematics, v. 96, n. 3, p. 367-380, 2017.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Autores associados, 2018.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. Em aberto, v. 3, n. 22, 2011.

SUCHODOLSKI, B. Teoria marxista da educação (Em três volumes). Lisboa: Estampa, 1976.

GOBARA, S.T., & RADFORD, L. Teoria da Objetivação: Fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo, Brazil: Livraria da Física, 2020.

Downloads

Publicado

2021-01-19

Como Citar

Wagner, G., & Silveira, E. (2021). O grande ausente da educação matemática e a alienação na educação escolar. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(3), 423–434. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.35659