Future-se s.a.: o “programa bolsonarista” para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Autores

  • Marcelo Lira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/Campus Goiânia.

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.35165

Palavras-chave:

Política Educacional, Programa Bolsonarista, Estado de Exceção.

Resumo

Objetiva-se, com este ensaio, examinar e apresentar um estudo sistemático do “Programa Institutos e Universidades Inovadoras: Future-se”, apresentado pelo Ministro da Educação, Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub (1971 – ), no dia 17 de junho de 2019, de tal forma a entendê-lo, a partir de dois movimentos históricos que se retroalimentam: 1. Trata-se de um projeto que integra a agenda político-econômica e sociocultural do neoliberalismo-flexível, em curso no Brasil, desde os anos de 1990; 2. Trata-se de um projeto que integra a agenda autocrático-regressiva do Golpe de Estado soft de 2016, do qual Jair Messias Bolsonaro (1955 – ) emergiu enquanto principal representante político-econômico e sociocultural. Nesse sentido, o programa integra dois movimentos históricos, a partir dos quais se poderia reconstituir seus princípios e fundamentos, bem como, seu sentido e significado, como forma de se constituir algum nível de entendimento, acerca da concepção da política educacional bolsonarista. Assim sendo, seria equivocado analisar o programa de forma em-si-mesmada, sem estabelecer os nexos históricos e causais que o fundamentam, objetiva e subjetivamente. O “Programa Bolsonarista” é, por um lado, um sistema complexo de cooptação de quadros dirigentes e intelectuais das IFES; por outro, e, de forma complementar, é um sistema de privatização de seus processos administrativo-organizativos, financeiro e didático-pedagógico. Assim, a Minuta de Projeto Lei apresentada pelo ministro da educação, além de ser parte constitutiva de um Programa de Governo de extrema-direita, que dialoga diretamente com o fascismo, integra a agenda do capital-imperialismo, neoliberal-flexível, como forma de ressubordinação, tanto dos Estados nacionais periféricos, dependentes, subordinados e associados ao capital-imperialismo, quanto das classes trabalhadoras e demais classes subalternas de tais países. Nesse sentido, entender-se-á ser mais apropriado denominar o projeto apresentado de “Programa Bolsonarista”, na medida em que é expressão de um movimento histórico, no e a partir do qual as classes dominantes brasileiras cooptaram o fascismo, para encaminhar “pelo alto”, uma agenda autocrático-regressiva, marcadamente, antipopular e antidemocrática. Assim sendo, o ensaio apresentado se estruturará, metodologicamente, a partir de uma análise do processo histórico, demarcado pela constituição e decadência da chamada Nova República (1988-2016), bem como de seus principais sujeitos históricos, de tal forma a compará-lo com o ordenamento jurídico do país, como forma de se constituir algum nível de entendimento acerca da política educacional expressa no e pelo “Programa Bolsonarista”.

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Biografia do Autor

Marcelo Lira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/Campus Goiânia.

Formado em Ciências Sociais e Filosofia, pela Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Campus Marília), em nível de Bacharelado e Licenciatura, em ambos os cursos. Mestre em Sociologia (UNESP/Campus Araraquara). Doutor em Ciências Sociais (UNESP/Campus Marília). Pós-Doutorado em História (UFG/Faculdade de História). Professor Substituto nos Cursos de Ciências Sociais e Relações Internacionais (UNESP/Campus Marília), de 2010 a 2013. Professor Efetivo de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/Campus Goiânia, no qual desenvolve atividades de ensino-pesquisa-extensão, em diversos níveis e modalidades, desde abril de 2014. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas - Ética e Política Emancipatória (NEPA-EPE). Professor-pesquisador da Especialização em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica/Campus Goiânia, na qual leciona, desenvolve pesquisa e orienta. Atua principalmente nas seguintes temáticas: Capitalismo Tardio, Dependente e Associado. Estado Nacional e Capitalismo Periférico; Formação Social Brasileira; Instituições Políticas Brasileiras; Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica; Sociedade Civil do Mundo do Trabalho; Teoria Política do Socialismo; e, Teoria da Democracia.

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Publicado

2020-04-21

Como Citar

Silva, M. L. (2020). Future-se s.a.: o “programa bolsonarista” para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(3), 88–122. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.35165