As (novas) diretrizes curriculares nacionais da educação física: a fragmentação repaginada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.34754

Palavras-chave:

Formação de Professores. Diretrizes Curriculares Nacionais. Educação Física.

Resumo

Objetivando analisar a fragmentação da formação nas (novas) Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Educação Física (Resolução 06/2018), o estudo se utiliza da análise documental para revelar o debate que antecederam sua publicação e a concepção de formação nela presente. Constatamos que a fragmentação foi repaginada, se mantem na lógica destrutiva do capital, assim como a concepção de formação continua direcionada à instrumentalização para o trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osvaldo Galdino dos Santos Júnior, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), professor de Educação Física da rede estadual de ensino do Pará (SEDUC). Membro do Linha de Estudo em Educação e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL).

Robson dos Santos Bastos, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), professor de Educação Física da rede estadual de ensino do Pará (SEDUC). Membro do Linha de Estudo em Educação e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL). Docente da Faculdade de Educação Física Madre Celeste (ESMAC).

Referências

Os cursos de Bacharelado em Educação Física atualmente existentes entrarão em regime de extinção [...] As instituições de educação superior que mantêm cursos de Bacharelado em Educação Física poderão transformá-los em cursos de Licenciatura, elaborando novo projeto pedagógico [...] (BRASIL, 2015).

Professor Tojal inicia a sua fala declarando sua procedência como professor da UNICAMP, vice-presidente do CREF/CONFEF formado bacharel pelo parecer 215/87. Inicia estranhando que não tem uma Comissão de Especialista discutindo a questão da revisão das diretrizes e que não tem um documento prévio com o parecer mas somente a Minuta de Resolução que eles tiveram acesso somente dia 7/12/2015, depois de enviar correspondência ao CNE forçando o convite para a Audiência .

Downloads

Publicado

2020-04-21

Como Citar

Santos Júnior, O. G. dos, & Bastos, R. dos S. (2020). As (novas) diretrizes curriculares nacionais da educação física: a fragmentação repaginada. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(3), 317–327. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.34754