Extensão universitária e Terceira Via: a “solidariedade” como ideologia

Autores

  • Raphael Carmesin Gomes Universidade Federal do Pará/Doutorando
  • Damião Bezerra Oliveira Universidade Federal do Pará/Docente

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.34743

Palavras-chave:

Extensão Universitária Solidariedade. Terceira Via. Programa Comunidade Solidária

Resumo

O artigo analisa a historicidade da extensão universitária nas IES mercantis, enquanto espaço de estratégia ideológica da Terceira Via, no qual se reforça o consenso para a consolidação da hegemonia burguesa. Busca compreender a principal política pública para a Extensão Universitária desenvolvida durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso: o programa Comunidade Solidária. Conclui que, a partir da inserção de políticas neoliberais e da reforma do Estado brasileiro, construiu-se uma ideologia da “solidariedade” através das práticas extensionistas das IES mercantis, cujo embrião está no programa Comunidade Solidária, e que oculta o conflito de classes que emerge do capitalismo e ressalta o papel do indivíduo como o único responsável pelo seu destino.

PALAVRAS-CHAVE: Extensão Universitária; Solidariedade; Terceira Via; Programa da Comunidade Universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Carmesin Gomes, Universidade Federal do Pará/Doutorando

Doutorando no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação (UFPA). Técnico-Administrativo vinculado à Universidade Federal do Pará (PROEX/UFPA). Pesquisador do Grupo Paideia - Filosofia da Educação, Epistemologia e Formação - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8695496855223158. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3067402692125478. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0966-0174. E-mail: raphael.carmesin@gmail.com

Damião Bezerra Oliveira, Universidade Federal do Pará/Docente

Doutor em Educação (UFPA). Professor da Faculdade de Educação e de Filosofia da UFPA. Pesquisador fundador do Grupo Paideia - Filosofia da Educação, Epistemologia e Formação - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8695496855223158. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7717970084199162. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8247-8803. E-mail: damião@ufpa.br.

Referências

BARBOSA, M. G. A ideologia da solidariedade no Programa Comunidade Solidária. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 2005, Belo Horizonte/MG. Resumos do XII Congresso Brasileiro de Sociologia. Belo Horizonte/MG: Gráfica da UFMG, 2005. v. 01. p. 02-14.

CALDERÓN, A. I. A universidade mercantil e o caso da universidade pública: reflexões a partir da experiência chilena. EccoS Revista Científica, São Paulo/SP, v. 5, n. 1, pp. 59-76, junho/2003a.

CALDERÓN, A. I. Educação superior: construindo a extensão universitária nas IES particulares. São Paulo: Xamã, 2007.

CALDERÓN, A. I. Extensão Universitária: institucionalização sem exclusão. Revista Ensino Superior, Piracicaba/SP, v. 53, p. 36-38, jul./dez., 2003b.

CALDERÓN, A. I. Universidades mercantis: a institucionalização do mercado universitário em questão. São Paulo Perspec., São Paulo, v. 14, n.1, p. 61-72, mar. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9802.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2017.

CARRION, R. M. Organizações privadas sem fins lucrativos: a participação do mercado no terceiro setor. Tempo soc., São Paulo, v. 12, n. 2, p. 237-255, nov. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ts/v12n2/v12n2a15.pdf>. Acesso em 04 mar. 2017.

CHAUÍ, M. Em torno da universidade de resultados e de serviços. Rev. USP, n.25, p. 55-61, 1995.

CHAVES, V. L. J.; CAMARGO, A. M. M. de. Acesso e expansão do ensino superior em Belém: o público e o privado em questão. In: ANPED, 2003, Caxambú. Anais eletrônicos da 26º Reunião Anual da ANPEd, Caxambú, 2003, p. 1-20. Disponível em: <http://26reuniao.anped.org.br/trabalhos/veraluciachaves.pdf> Acesso em: 28 fev. 2017.

COUTINHO, C.N. A hegemonia da pequena política. In: OLIVEIRA, F. de, et. al. (Org.) Hegemonia às avessas: economia, política e cultura na era da servidão financeira. São Paulo: Boitempo, 2010, p. 29-43.

CUNHA, L. A. Crise e Reforma do Sistema Universitário (Debate). Novos Estudos Cebrap, São Paulo/SP, n. 46, 1996.

DALE, R. Globalização e Educação: demonstrando a existência de uma cultura educacional mundial comum ou localizando uma agenda globalmente estruturada para a educação. Educ. Soc. Campinas, v. 25, n. 87, pp. 423-460, mai./ag., 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000200007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 10 jan. 2018.

DURHAM, E. Crise e Reforma do Sistema Universitário. Novos Estudos Cebrap, São Paulo/SP, n. 46, 1996.

FERNANDEZ, O. M. Universidades Populares y Pedagogía Social. Revista IPSE-ds. Las Palmas de Gran Canaria, v. 10, dez./2017, p. 71-91. Disponível em: <http://ipseds.ulpgc.es/IPSE-ds-Vol_10_2017/IPSE-ds-10-6.pdf>. Acesso em 11 out. 2019.

FILHO, J. R. dos S. Financiamento da educação superior provado-mercantil: incentivos públicos e financeirização de grupos educacionais. 237 f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pará, Belém, 2016.

FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GIDDENS, A. O debate global sobre a terceira via. São Paulo: Editora Unesp, 2007.

GIDDENS, A. A terceira via: reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da social-democracia. São Paulo: Record, 2001.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere - Literatura. Folclore. Gramática. Apêndices: variantes e índices. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

GUSMÃO, R. A ideologia da solidariedade. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, Cortez, n. 62, p.93-112, 2000.

IAMAMOTO, M. V. A questão social no capitalismo. Temporalis. Brasília/DF, Ano 2, n. 3, p. 9-32, jan./jun., 2001

MACLEAN, N. Democracy in chains: the deep of the radical right’s stealth plan for America. New York: Penguin, 2017.

MARTINS, C. B. O público e o privado na educação superior brasileira nos anos 80. Cadernos Cedes, n. 25, Campinas: Papirus, 1991.

MARX, K. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MARX, K. As lutas de classe na França: de 1848 a 1850. São Paulo: Boitempo, 2012.

MELO NETO, J. F. de. Extensão universitária: bases ontológicas. In: _____________. (Org.). Extensão universitária: diálogos populares. João Pessoa/PB: Editora da Universidade Federal da Paraíba, 2002, v. 1, p. 13¬-33.

MENEZES, L. C. de. Universidade sitiada: ameaça de liquidação da universidade brasileira. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1996.

MÉSZÁROS, I. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2009.

MÉSZÁROS, I. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.

MONTAÑO, C. Terceiro setor e questão social crítica ao padrão emergente de intervenção social. São Paulo: Cortez, 2002.

MONTAÑO, C. O projeto neoliberal de resposta à 'questão social' e a funcionalidade do 'terceiro Setor'. Revista Lutas Sociais, São Paulo, n. 8, p. 53-64, 1. sem. 2002.

NOGUEIRA, M. das D. P. Extensão Universitária no Brasil: uma Revisão Conceitual. In. FARIA, D. S. de (org). Construção Conceitual da Extensão na America Latina. Brasilia. Editora UNB. 2001, p. 57-72.

PEREIRA, L. D. Mercantilização do ensino superior, educação à distância e Serviço Social. Rev. Katálysis, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 268-277, dez. 2009.

PERES, T. H. de A. Comunidade Solidária: a proposta de um outro modelo para as políticas sociais. Civitas. Revista de Ciências Sociais, v. 5, n. 1, jan./jun. 2005.

PERONI, V; ADRIÃO, T. Público não-estatal: estratégias para o setor educacional brasileiro. In: ______. O público e o privado na educação – interfaces entre Estado e sociedade. São Paulo: Xamã, 2005, p-137-153.

PERONI, V; ADRIÃO, T; OLIVEIRA, R. T. de C. de; FERNANDES, M. D. E. Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da Educação Básica Brasileira. Educação e Sociedade. Campinas, Vol.30, n.108, p.761-778, out. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v30n108/a0730108>. Acesso em 28 fev. 2017.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Comunidade Solidária: três anos de Trabalho. Brasília: Imprensa Nacional, 1998.

SGUISSARDI, V. Educação superior no Brasil: democratização ou massificação mercantil?. Educ. Soc., Campinas, v. 36, n. 133, p. 867-889, out./dez., 2015.

READINGS, B. Universidade sem cultura?. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1996.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

RESENDE, L. F. de L. Comunidade Solidária: uma alternativa aos fundos sociais. Brasília: IPEA, 2000.

SILVA, I. G. Democracia e participação na reforma do Estado. São Paulo: Cortez, 2003.

SOUSA. L. M. C. Financeirização da Educação Superior Privado-Mercantil: implicações sobre o financiamento estudantil da Estácio Participações S.A. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pará, Belém, 2019.

TAVARES, M. das G. M. Extensão Universitária: novo paradigma de universidade?. Maceió: EDUFAL, 1997.

VALE, A. A. do et. al. Expansão privado-mercantil e a financeirização da educação superior brasileira. In: CABRITO, B. et al. Os desafios da expansão da educação em países da língua portuguesa: financiamento e internacionalização, Lisboa: EDUCA, 2014, p. 199-219.

VIRIATO, E. O. Estado, Política educacional e o Terceiro setor. In: I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano, 2004, Maringá. Anais... Maringá/PR: UEM/DTP/DFE, 2004, v. 01, p. 01-09.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Gomes, R. C., & Oliveira, D. B. (2021). Extensão universitária e Terceira Via: a “solidariedade” como ideologia. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(3), 372–384. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.34743