Participação política do professorado de educação física no movimento sindical

Autores

  • Giovanni Felipe Ernst Frizzo Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Professor Adjunto. http://orcid.org/0000-0003-0025-9947
  • Leonardo Lemos Silveira Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (UFPel/PPGEF) http://orcid.org/0000-0003-3982-4069
  • Ivan Bremm de Oliveira Doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFPel). Escola Superior de Educação Física- ESEF http://orcid.org/0000-0002-2601-8714

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.34466

Palavras-chave:

Educação Física, Participação Política, Escola Pública

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a participação política do professorado de Educação Física (EF) no movimento sindical. Como instrumento metodológico, utilizamos um questionário com perguntas abertas e fechadas intitulado Enquete Docente com o professorado de EF da Rede Estadual de Ensino em Pelotas-RS. Participaram do estudo 26 docentes de 18 escolas estaduais do RS, que representam a totalidade de docentes que responderam ao questionário. Com os resultados, foi possível compreender que a formação inicial e as desigualdades de gênero são importantes elementos para a não participação política no movimento sindical. Também identificou-se que um pouco mais da metade do professorado de EF não tem envolvimento político com as atividades do sindicato que os representa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanni Felipe Ernst Frizzo, Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Professor Adjunto.

Professor Adjunto da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Formado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho e educação, trabalho pedagógico, escola e mundo do trabalho.

Leonardo Lemos Silveira, Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (UFPel/PPGEF)

Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (UFPel/PPGEF) na área de concentração Movimento Humano, Educação e Sociedade, linha de pesquisa: Formação Profissional e Prática Pedagógica. Mestre em Educação Física (UFPel/PPGEF) na área de concentração Movimento Humano, Educação e Sociedade, linha de pesquisa: Formação Profissional e Prática Pedagógica, é Especialista em educação pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFsul) e Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física (UFPel/ESEF). Pesquisando sobre os seguintes temas: trabalho pedagógico, pobreza e educação, desigualdade social, precarização do trabalho docente. Atualmente é integrante do grupo de estudos: Organização do Trabalho Pedagógico da Educação Física da UFPel/ESEF e do grupo Educação Física e Opressões: a Cultura Corporal no combate à descriminação (UFPel/ESEF).

Ivan Bremm de Oliveira, Doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFPel). Escola Superior de Educação Física- ESEF

Doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFPel) na linha de Pesquisa Formação Profissional e Prática Pedagógica. Possui Licenciatura em Educação Física (2011-2015), Mestrado em Educação Física (2015-2017), Especialização em Educação Física Escolar pela (2017-2018) ambos pela ESEF/UFPel. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência PIBID/CAPES, além de ser árbitro de Atletismo (FAERGS/CBAt) e Técnico Administrativo em Educação- Assistente em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), Campus Pelotas lotado na Coordenadoria de Educação Física. Membro Grupo de Pesquisa em Organização do Trabalho Pedagógico (GPOTPEF/ESEF/UFPEL)), do Grupo de Pesquisa em Educação Física e Educação (GPEFE/ESEF/UFPEL) e Grupo de Estudos em Educação Física, Esporte e Lazer (GRUPEL/ESEF/UFPEL). Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores e professoras, trabalho e educação, trabalho pedagógico, escola e mundo do trabalho, carreira docente, Produção do conhecimento em Educação Física.

Referências

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Resolução n.01, de 18 de fevereiro de 2002.

________. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Resolução n.02, de 1 de julho de 2015.

BOTH, Vilmar. Mudanças no mundo do trabalho e suas mediações na Educação Física. 2009. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.

CAMPOS, André Gambier. Sindicatos no Brasil: o que esperar no futuro próximo? Texto para Discussão, Rio de Janeiro: IPEA, 2016

FERREIRA, Márcia. Mulheres e Homens em Sindicato Docente: um estudo de caso. Cadernos de Pesquisa, vol. 24, n. 122, p. 391-410, mai/ago 2004.

FILLIPPINI, Isabella. A Organização do Trabalho Pedagógico e o Trato com o Conhecimento na Formação de Professores de Educação Física. 2013. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.

LEONE, Eugenia; TEIXEIRA, Marilane. As mulheres no Mercado de Trabalho e na Organização Sindical. In: XVII Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Anais... Caxambu-MG, 20 a 24 de setembro de 2010.

MIGUEL, Luis Felipe. Mulheres e espaços de poder no Brasil. Autonomia econômica e empoderamento da mulher: textos acadêmicos. Brasília: Fund. A. de Gusmão, p. 139-155, 2011.

OST, M. A. Formação Continuada em Educação Física: um estudo sobre as propostas da Secretaria de Educação e Desporto da Prefeitura Municipal de Pelotas-RS. 2012. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.

SILVA, Guilherme Gil da; MOLINA NETO, Vicente. Um estudo sobre Formação Política de Professores de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 4, p. 859-873, out./dez. 2012.

TAFFAREL, Celi. Do Trabalho em Geral ao Trabalho Pedagógico: contribuição ao debate sobre trabalho pedagógico na Educação Física. Motrivivência, n. 35, p 18-40, dez/2010.

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Estatísticas do eleitorado 2018. Disponível em:< www.tse.jus.br/eleitor-e-eleicoes/estatisticas/estatisticas-de-eleitorado/estatistica-do-eleitorado-por-sexo-e-faixa-etaria>. Acesso em: 28 abr. 2018.

ZIBETTI, Maria Lúcia; PEREIRA, Sidnéia. Mulheres e professoras: repercussões da dupla jornada nas condições de vida e no trabalho docente. Educar em Revista. Número Especial 2, 2010, p. 259-276.

Downloads

Publicado

2020-04-21

Como Citar

Frizzo, G. F. E., Silveira, L. L., & de Oliveira, I. B. (2020). Participação política do professorado de educação física no movimento sindical. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(3), 304–316. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.34466