Reflexões sobre o fascismo e a violência no Brasil: a situação das classes trabalhadoras no momento de crise orgânica do capital.
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.33949Palavras-chave:
fascismo, violência, história, educaçãoResumo
Este artigo tem o objetivo de fazer algumas observações sobre o fenômeno mundial de ascensão de movimentos reacionários que retomam símbolos fascistas e nazistas e como estas ideologias se apresentam no Brasil, nas várias formas que assume a violência urbana e rural. Retomamos alguns aspectos da atual fase da luta de classes, que entendemos como uma ostentação de um comportamento violento e preconceituoso, enquanto parte de uma política conservadora e repressiva num momento de grave crise financeira, que se estendeu dos centros capitalistas para a periferia, acompanhando as vias de internacionalização do capitalismo. Fazemos um esboço das raízes clássicas do fascismo para explicitar suas formas no atual momento histórico.
Downloads
Referências
BAUDELAIRE, Charles. Ultimi Scritti. Milano: Feltrinelli, 1995.
BENJAMIN, Walter. Teorias do fascismo alemão. In: BENJAMIN, W. Obras Escolhidas – Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DE FELICE, Franco. Revolução passiva, fascismo, americanismo em Gramsci. In: FERRI, Franco. Política e História em Gramsci (Atas do Encontro Internacional de Estudos Gramscianos, 1977). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978, pp. 189-257.
DIAS, Edmundo Fernandes. Notas sobre a hegemonia. In: SCHLESENER, A. H. (Org.) Filosofia, política e educação: leituras de Antonio Gramsci. Curitiba: Ed. UTP, 2014, pp. 19-49.
FERNANDES, Florestan. Poder e contrapoder na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
GALEANO. Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L & PM, 2002.
______. De pernas para o ar: o mundo ao avesso. Porto Alegre: L & PM, 1998.
GERMANO, José Willington. Estado militar e educação no Brasil (1964-1985). 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GRAMSCI, Antonio. Cartas do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
GRAMSCI, Antonio. Socialismo e Fascismo – L’Ordine Nuovo 1921-1922. Torino: Einaudi, 1978b.
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: O Breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
KONDER, Leandro. Introdução ao fascismo. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
REZENDE, Maria José de. A Ditadura Militar no Brasil: repressão e pretensão de legitimidade 1964-1984. Londrina: Eduel, 2013.
WEFFORT, Francisco. O populismo na política brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).