A práxis marxista e o intelectual orgânico em Gramsci: a emancipação humana como horizonte
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.33635Palavras-chave:
Práxis marxista, Intelectual orgânico, Emancipação humanaResumo
Esse artigo tem como objetivo discutir o conceito de práxis em Marx, o conceito de intelectual orgânico em Gramsci e as suas inter-relações em vista da efetivação emancipação humana, uma vez que, em ambos, está contida a concepção teórico-práxica, inerente ao método materialista histórico e dialético. O artigo traz a fundamentação dos conceitos a partir das obras de Marx, Marx e Engels e de Gramsci, assim como de comentadores. É possível inferir, que a práxis, segundo a perspectiva de Marx requer sujeitos concretos para sua efetivação e esse conceito está diretamente relacionado ao intelectual orgânico, na obra de Gramsci. Ambos, portanto, atuam na perspectiva da efetivação da emancipação humana.Downloads
Referências
CHATELET. Francois. Logos e praxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 1. 1999.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 2. 2001.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 3. 2007.
LIGUORI, Guido; VOZA, Pasquale. (Org.). Dicionário Gramsciano. São Paulo: Boitempo. 2017.
LENIN, Vladimir. I. Que Fazer? São Paulo: Hucitec, 1978.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2010a.
MARX, Karl. Glosas críticas: marginais ao artigo “O Rei da Prússia e a Reforma Social”. De um Prussiano. São Paulo: Expressão Popular, 2010b.
MARX, Karl. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo, 2010c.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política - Livro 1. 21. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. v. 1.
SCHLESENER, Anita Helena. Hegemonia e cultura: Gramsci. Curitiba: Editora UFPR, 1992.
TONET, Ivo. Educação, cidadania e emancipação humana. Unijuí (RS): Ed.Unijuí, 2005.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. 2. ed. São Paulo, 2011.
VIEIRA, Carlos Eduardo. Historicismo, cultura e formação humana no pensamento de Antônio Gramsci. 1999, 283 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1999.
VIEIRA, Carlos Eduardo. Intelegentsia e intelectuais: sentidos, conceitos e possibilidades para a história intelectual. Revista Brasileira de História da Educação. v. 8, nº 1, 2008. Disponível em: <http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/109/120>. Acesso em: 16 set. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).