A práxis marxista e o intelectual orgânico em Gramsci: a emancipação humana como horizonte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.33635

Palavras-chave:

Práxis marxista, Intelectual orgânico, Emancipação humana

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discutir o conceito de práxis em Marx, o conceito de intelectual orgânico em Gramsci e as suas inter-relações em vista da efetivação emancipação humana, uma vez que, em ambos, está contida a concepção teórico-práxica, inerente ao método materialista histórico e dialético. O artigo traz a fundamentação dos conceitos a partir das obras de Marx, Marx e Engels e de Gramsci, assim como de comentadores. É possível inferir, que a práxis, segundo a perspectiva de Marx requer sujeitos concretos para sua efetivação e esse conceito está diretamente relacionado ao intelectual orgânico, na obra de Gramsci. Ambos, portanto, atuam na perspectiva da efetivação da emancipação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regis Clemente da Costa, UEPG

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Mestre em Educação (UEPG); Graduado em Pedagogia; Graduado em Filosofia (Licenciatura); Graduado em Ciências da Religião (bacharelado). Possui especialização Lato Sensu em Gestão de Políticas, Programas e Projetos Sociais; especialização Lato Sensu em Ensino Religioso Escolar. É Professor de Filosofia na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná desde 2010, onde atua com estudantes do Ensino Médio regular e com Educação de Jovens e Adultos. Atuou como professor Colaborador na Universidade Estadual de Ponta Grossa (2015-2017) em cursos de licenciatura (formação de professores/as) com as disciplinas de Políticas Educacionais, Estrutura e funcionamento da educação básica e Fundamentos da educação; Professor colaborador na UEPG (2019- ). Trabalhou como Professor Formador no Curso de Licenciatura em História UAB/UEPG, nos anos de 2015-2016 com a disciplina de Estrutura e funcionamento da educação básica. Estuda e pesquisa os seguintes temas: Formação de professores, Políticas Educacionais, História da Educação, História Intelectual, Intelectual orgânico, Educação e Trabalho.

Referências

CHATELET. Francois. Logos e praxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 1. 1999.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 2. 2001.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 3. 2007.

LIGUORI, Guido; VOZA, Pasquale. (Org.). Dicionário Gramsciano. São Paulo: Boitempo. 2017.

LENIN, Vladimir. I. Que Fazer? São Paulo: Hucitec, 1978.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2010a.

MARX, Karl. Glosas críticas: marginais ao artigo “O Rei da Prússia e a Reforma Social”. De um Prussiano. São Paulo: Expressão Popular, 2010b.

MARX, Karl. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo, 2010c.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política - Livro 1. 21. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. v. 1.

SCHLESENER, Anita Helena. Hegemonia e cultura: Gramsci. Curitiba: Editora UFPR, 1992.

TONET, Ivo. Educação, cidadania e emancipação humana. Unijuí (RS): Ed.Unijuí, 2005.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. 2. ed. São Paulo, 2011.

VIEIRA, Carlos Eduardo. Historicismo, cultura e formação humana no pensamento de Antônio Gramsci. 1999, 283 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1999.

VIEIRA, Carlos Eduardo. Intelegentsia e intelectuais: sentidos, conceitos e possibilidades para a história intelectual. Revista Brasileira de História da Educação. v. 8, nº 1, 2008. Disponível em: <http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/109/120>. Acesso em: 16 set. 2016.

Downloads

Publicado

2020-04-21

Como Citar

Costa, R. C. da. (2020). A práxis marxista e o intelectual orgânico em Gramsci: a emancipação humana como horizonte. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(3), 235–247. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.33635