Estado e políticas educacionais: questões epistemológicas

Autores

  • Regis Argüelles da Costa Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos Pedagógicos - FEUFF

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.33603

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Estado, Teoria

Resumo

O objetivo deste estudo é elaborar um programa de pesquisa das políticas educacionais que dê conta da totalidade histórica. Partirá das reflexões sobre o Estado ampliado e a hegemonia política de classes no capitalismo, bem como sobre o papel dos intelectuais e dos aparelhos privados de hegemonia (APHs) na questão educacional. Um programa de pesquisa de políticas educacionais norteado por esses princípios deve (1) mapear e analisar os APHs e seus intelectuais orgânicos que atuam no setor; (2) analisar as principais estratégias de sistematização e divulgação de parâmetros para as políticas educacionais; e (3) compreender as estratégias utilizadas pelos diferentes sujeitos coletivos em sua atuação e em sua influência no Estado estrito.

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Publicado

2020-04-21

Como Citar

Argüelles da Costa, R. (2020). Estado e políticas educacionais: questões epistemológicas. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(3), 123–135. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.33603