Revisitando Marxist Theories of Imperialism, de Anthony Brewer
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.33580Resumo
Reflete-se sobre o clássico Marxist Theories of Imperialism, A Critical Survey, do renomado Anthony Brewer nesta resenha. Passados quarenta de publicação do livro e um ano do falecimento de seu autor, faz-se necessário maiores elucidações quanto ao tempo histórico e a condição do desenvolvimento teórico marxista no começo da década de 1980. Uma vez que Brewer (1980) segue sendo citado como manual sobre Imperialismo dentro da teoria marxista, torna-se própria a sua reavaliação, agora com o privilégio do distanciamento temporal. São estabelecidas mediações entre os vieses teóricos de Brewer e o contexto sócio-histórico de sua obra mais conhecida, que acompanha a ascensão das Teorias do Sistema MundoDownloads
Referências
BOTTOMORE, Tom. Introduction to the Translation (of Finance Capital). In: HILFERDING, Rudolf. Finance Capital: a Study of the Latest Phase of Capitalist Development. London: Routledge, 1981, p. 1-17.
BREWER, Anthony. Marxist Theories of Imperialism, A Critical Survey. New York: Routledge, 1990, 300p.
CAMPOS, Fábio Antônio; SABADINI, Maurício de Souza. Hilferding e o Nexo Imperialista entre Capital Financeiro e Exportação de Capital. Texto para Discussão 243, IE Unicamp, agosto de 2014.
COUTINHO, Maurício C. Do Capital Financeiro de Hilferding. Revista da Sociedade Brasileira Economia Política, n. 35, 2013, p. 5-26.
COUTINHO, Carlos Nelson. O estruturalismo e a Miséria da Razão. 2.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
HILFERDING, Rudolf. Finance Capital: a Study of the Latest Phase of Capitalist Development. London: Routledge, 1981, 466p.
HOBSBAWM, Eric J. Age of Empire 1875-1914. London: Weidenfeld & Nicolson Books, 2010.
HOBSON, John Atkinson. Imperialism: A Study. New York: Cosimo, 2005, 386p.
PEREIRA, Leandro Ramos. A Construção Lógica e as Manifestações Históricas do Capital Financeiro de Hilferding. NIEP MARX, 2013.
SWEEZY, Paul M. Teoria do Desenvolvimento Capitalista. Princípios de Economia Política Marxista, Rio de Janeiro: Zahar, 1976, 413p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).