Os reformadores empresariais da educação e o ensino médio no Brasil: interesses e projetos em disputa

Autores

  • Edson do Espirito Santo Filho Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Federal da Bahia.
  • Vânia Pereira Moraes Lopes Universidade Federal da Bahia
  • Jacob Alfredo Iora UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.33157

Palavras-chave:

ensino médio, reformadores empresariais, políticas educacionais.

Resumo

O presente artigo tem como finalidade abordar a relação entre a Reforma do Ensino Médio no Brasil com os interesses em disputa da formação. Assim, buscou-se compreender o movimento realizado por setores do empresariado ainda na década de 1990, no marco das reformas neoliberais para as políticas educacionais. Realizou-se a análise bibliográfica e documental, para discutir os respectivos alinhamentos destas legislações com as propostas dos reformadores empresariais da educação. A análise aponta como o empresariado organizou-se em torno da Confederação Nacional da Indústria e Movimento Todos Pela Educação com propostas de privatização, publicização da oferta de vagas escolares e flexibilização do currículo.

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Biografia do Autor

Edson do Espirito Santo Filho, Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Federal da Bahia.

Mestre  em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professor auxiliar a da Universidade Estadual de Feira de Santana e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: políticas públicas, lazer, estado e educação, currículo, escola.

Vânia Pereira Moraes Lopes, Universidade Federal da Bahia

Mestre pela universidade Estadual de Feira de Santana,

Pesquisadora, com foco nas políticas Educacionais e vaolorização da carreira docente.

Jacob Alfredo Iora, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, MESTRE EM EDUCAÇÃO FÍSICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS.

PESQUISADOR NAS ÁREAS DE ATLETISMO, ENSINO E APRENDIZAGEM E POLÍTICAS EDUCACIONAIS.

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Publicado

2019-11-21

Como Citar

Filho, E. do E. S., Lopes, V. P. M., & Iora, J. A. (2019). Os reformadores empresariais da educação e o ensino médio no Brasil: interesses e projetos em disputa. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(2), 159–170. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.33157