O fim da república brasileira e a urgência da educação para além do capital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.32270

Palavras-chave:

Fim da República brasileira, Educação para além do capital

Resumo

Este artigo aborda o fim da república brasileira para depois caracterizar brevemente a educação para além do capital e sua urgência no atual contexto brasileiro. Analisa também as lutas recentes dos movimentos sociais e sua potencialidade anticapital. Depois disso esboçamos a necessidade de uma teoria da transição ao socialismo adequada à nova fase do capitalismo no país.

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Biografia do Autor

Henrique Tahan Novaes, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Unesp - Araraquara (2001) e mestrado (2005) e doutorado (2010) em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. No mestrado estudou o Processo de Adequação Sóciotécnica nas Fábricas Recuperadas brasileiras e argentinas, com financiamento da Fapesp. Sua dissertação resultou no Livro - O fetiche da tecnologia: a experiência das fábricas recuperadas - (Expressão Popular/Fapesp, 2007. E 2010, 2a Edição). No doutorado, também com bolsa Fapesp, estudou - a relação universidade-movimentos sociais na América Latina: habitação popular, agroecologia e fábricas recuperadas. Tem experiência na área autogestão, fábricas recuperadas, economia solidária, educação no trabalho associado, gestão educacional, políticas públicas, reforma do Estado, economia industrial, mundo do trabalho - desemprego e subemprego, política científica e tecnológica latino-americana, estudos sociais da ciência & tecnologia, história da tecnologia e relação universidade-movimentos sociais. Foi coordenador (2008-2010) e sempre foi professor do Curso de Especialização - Economia Solidária e Tecnologia Social na América Latina (Unicamp) , Professor do Curso de Extensão -Estado e Políticas Públicas (Unicamp), Professor e apoiador do curso - Gestão Estratégica Pública- -Unicamp (Turma Rio Claro-SP, 2010). É pesquisador do Projeto - Tecnologia Social (IDRC-Canadá/Unicamp e Universidade Nacional de Quilmes-Argentina). Professor do curso de especialização semi-presencial de Gestão Pública e Sociedade (parceria UFT-Gapi Unicamp). Professor do curso de Especialização de Gestão Educacional da Faculdade de Educação - Unicamp, de 2005 a 2006. Membro dos grupos de Pesquisa Instituto Brasileiro de Estudos Contemporâneos (IBEC-São Paulo), Grupo de Análise de Política de Inovação (GAPI-Unicamp) e Organizações e Democracia (Unesp-Marília). É Docente da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp Marília, desde fev. de 2011

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Publicado

2019-09-16

Como Citar

Novaes, H. T. (2019). O fim da república brasileira e a urgência da educação para além do capital. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(1), 139–152. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.32270