As políticas neoliberais na educação: da precarização do trabalho docente e da educação pública às resistências construídas

Autores

  • Moacir Sirmardi Neto Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.31901

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Educação Emancipatória, Sindicato, PSDB.

Resumo

O artigo a seguir visa analisar os desdobramentos do neoliberalismo em seus aspectos político- educacionais, pedagógicos e jurídicos na educação pública, tendo como referência o estado de São Paulo durante a gestão do Partido Social Democrata Brasileiro (PSDB), partido que governa o estado há vinte e cinco anos e demonstra-se alinhado às diretrizes neoliberais. Averiguou-se que, ao lado da implementação de tais políticas, e da precarização que ela engendra nas condições de trabalho e qualidade educacional, lutas sociais e resistências no campo da educação foram constatadas em antítese à implantação do projeto neoliberal, o que pode indicar uma tendência para a próxima década. 

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Biografia do Autor

Moacir Sirmardi Neto, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina. Diretor de escola e  professor de sociologia no Estado de São Paulo Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8270-2430 Email: simardi_neto@hotmail.com 

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Publicado

2021-01-19

Como Citar

Sirmardi Neto, M. (2021). As políticas neoliberais na educação: da precarização do trabalho docente e da educação pública às resistências construídas. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(3), 435–446. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.31901