Em defesa do realismo no ensino de geografia

Autores

  • Rafael Rossi Docente e Pesquisador na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFMS em Campo Grande - MS. Email: rafaelrossied@gmail.com http://orcid.org/0000-0001-8544-3756

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.31879

Resumo

O presente texto aborda as contribuições da perspectiva ontológica e da defesa do realismo no ensino de Geografia a partir das contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e as elaborações do filósofo húngaro Lukács. Trata-se, desse modo, de compreender, num primeiro momento a reciprocidade dialética entre espaço e formação social. Num segundo momento, explicitamos o sentido de realismo, na apreensão mútua do movimento objetivo entre essência e aparência, tendo como base a perspectiva ontológica. Dessa forma, como conclusões, entendemos que no ensino de Geografia é preciso levar em conta que esta ciência e a educação não se explicam por si mesmas, mas nas interações que estabelecem com a sociedade como um todo. Compreende-se que a realidade deve ser apreendida em suas tendências essenciais e nas manifestações concretas e espaciais, para além das descrições enciclopédicas que não avançam sobre superficialidade e, ao mesmo tempo, para além dos posicionamentos idealistas que tentam exigir das objetividades possibilidades que não são reais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Rossi, Docente e Pesquisador na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFMS em Campo Grande - MS. Email: rafaelrossied@gmail.com

Docente e Pesquisador na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFMS em Campo Grande - MS. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8544-3756

Referências

ANDRADE, M. Trabalho e Totalidade Social: O Momento Predominante da Reprodução Social na Ontologia de Lukács. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) Universidade Federal de Alagoas – UFAL, 123 p. 2011.

BALZAC, H. A obra-prima ignorada. In: A comédia humana. São Paulo: Globo, 1992.

CARLOS, A. F. A. A “Geografia Crítica” e a Crítica da Geografia. Scripta Nova Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales , Vol XI, Vol 245 (3), 2007.

HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do Espírito – Parte I. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1992.

LUKÁCS, G. Ensaios sobre Literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.

LUKÁCS, G. Introdução aos Escritos Estéticos de Marx e Engels. In: MARX, K.; ENGELS, F. Cultura, arte e literatura: textos escolhidos. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social – II. São Paulo: Boitempo: 2013.

LUKÁCS, G. Conversando com Lukács: entrevista a Léo Kofler, Wolfang Abendroth e Hans Heinz Holz/Georg Lukács. Tradução de Gisieh Vianna. São Paulo: Instituto Lukács, 2014.

SANTOS, M. Por uma Geografia Nova – Da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. 6ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. Campinas – SP: Autores Associados, 2011.

TONET, I. Método Científico – Uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.

Downloads

Publicado

2021-01-19

Como Citar

Rossi, R. (2021). Em defesa do realismo no ensino de geografia. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(3), 469–478. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.31879