Relação público privado e precarização do trabalho: duas faces da mesma moeda.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.31807

Palavras-chave:

Relação público-privada, Precarização do trabalho, Educação como mercadoria.

Resumo

O artigo buscou entender como se processa a relação público-privada na educação e de onde vêm essa força do capital que penetra em todas as instâncias do poder público. Esclarecemos que a relação público-privada nada mais é que uma estratégia do capital para criar e ampliar novos nichos de mercado para a superação da crise cíclica do capitalismo, sempre apresentada com novas roupagens nas mutações que se processam, para reduzir os efeitos da inevitável na asfixia social que acabaram por gerar grandes revoluções registrada em seu processo histórico. Por fim, tentou-se demonstrar a influência das relações público-privadas na precarização do trabalho docente e apontar como horizonte a retomada das lutas sociais em defesa da escola pública.

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Biografia do Autor

João Gomes Moreira, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Mestrando em Educação na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Maria Eliza Nogueira Oliveira, Professora do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Regilson Maciel Borges, Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com pós-doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

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Publicado

2019-09-16

Como Citar

Moreira, J. G., Oliveira, M. E. N., & Borges, R. M. (2019). Relação público privado e precarização do trabalho: duas faces da mesma moeda. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(1), 126–138. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.31807