Pedagogia socialista e política educacional: debate acerca da politecnia

Autores

  • Leonardo Dorneles Gonçalves Universidade Federal de Pelotas
  • Magda Cruz dos Santos Universidade Federal de Pelotas
  • Conceição Paludo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.31019

Palavras-chave:

Politecnia, Pedagogia Socialista, Política Educacional

Resumo

O artigo estuda a categoria Politecnia em decorrência de sua utilização, nos últimos anos, pelas políticas educacionais. Ao analisar a experiência da Escola Politécnica na Revolução Russa e o debate sobre a politecnia no contexto brasileiro, reafirma-se que a absorção dessa categoria pelas políticas educacionais, abstraindo-a de sua natureza histórico-prática, cumpre a função ideológica e sustenta os pressupostos da educação capitalista. Considerar os antagonismos entre as diferentes perspectivas que a fundamentam torna-se importante para os estudos que visam à análise crítica das políticas educacionais que a adotam.

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Biografia do Autor

Leonardo Dorneles Gonçalves, Universidade Federal de Pelotas

Doutor e mestre em Educação, atua como professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do grupo de pesquisa MovSE (UFPEL).

Magda Cruz dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas na linha de Filosofia e História da Educação. Integrante dos Grupos de Pesquisa MovSE (UFPel) e TRAMSE (UFRGS).

Conceição Paludo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e mestre em Educação, atua como professora da graduação e Pós-Graduação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do grupo de pesquisa TRAMSE (UFRGS).

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Publicado

2020-04-21

Como Citar

Gonçalves, L. D., Santos, M. C. dos, & Paludo, C. (2020). Pedagogia socialista e política educacional: debate acerca da politecnia. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(3), 214–222. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.31019