Didática e a prática docente na escola básica em uma perspectiva crítica de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.28870

Palavras-chave:

Didática. Pedagogia. Prática docente. Escola básica.

Resumo

Este artigo visa discutir o papel da Didática e da prática docente na escola básica em uma perspectiva crítica de educação. Inicialmente, discutiremos a Pedagogia como ciência da/para a educação; a Didática em uma perspectiva crítica e o seu papel na formação dos professores. Em seguida, destacaremos a necessidade de práticas docentes pedagógicas que apontem para novos horizontes, novas possibilidades de abordagem do contexto social atual, novos modos de perceber/entender e intervir nessa mesma realidade. Por fim, argumentaremos a favor da articulação entre a Didática, a Pedagogia e as demais áreas das ciências que auxiliam o trabalho docente na escola básica, como um meio de assegurar uma educação inteiramente como chave transformadora da sociedade.

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Biografia do Autor

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba/UFPB

Doutor em educação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e mestre em educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Integra o grupo de pesquisa cadastrado juntos ao CNPq: Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE - UFC). Reúne experiência como professor da Educação básica - (Educação Infantil ao Ensino Médio) - e nos diversos cursos de licenciatura; supervisor educacional e professor formador dos professores da educação básica. Atualmente, exerce a docência no Curso de Letras do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UVA); no Curso de Física e Letras do Instituto Federal de Educação (IFCE), Campus Tianguá e tem se dedicado a estudos e pesquisas com foco na Pedagogia, Didática, prática de ensino, estágio supervisionado, formação de professores; gestão e coordenação pedagógica da escola básica.

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Publicado

2019-09-16

Como Citar

Araújo, O. H. A. (2019). Didática e a prática docente na escola básica em uma perspectiva crítica de educação. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(1), 277–287. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.28870